03 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Os 75 anos das Cartas das ENS no mundo teve celebração em Paris e Sorocaba - veja a coluna de Vanderlei Testa

ARTE: VT
Postado em: 09/12/2022

Compartilhe esta notícia:

No dia 8 de dezembro foi celebrada a data dos 75 anos dos Estatutos das Equipes de Nossa Senhora, Movimento católico que surgiu na França por inspiração do padre Henry Caffarel. No ano de 1947 alguns casais orientados pelo sacerdote francês marcaram o início de uma história de espiritualidade conjugal que hoje abrange mais de 70 países e milhares de participantes no mundo. O Brasil participa das ENS desde 1950, com a sua primeira equipe de casais surgida na cidade de São Paulo, capital. Um livro documento elaborado pela Equipe da Super Região Brasil das ENS cita que os “Estatutos” (Carta) de 1947 e os “Estatutos Canônicos” com o Decreto de Reconhecimento do Movimento pela Santa Sé, balizam a vida do Movimento.

 

 

Padre Henry Caffarel citou na época da instalação das equipes no Brasil através do casal Nancy e Pedro Moncau, que “vos conclamo a empreender uma ação sistemática, organizada, fundar uma equipe em todos os pontos principais do Brasil, lançar sobre vossa Pátria uma imensa rede de que as equipes sejam os nós”.

 

 

Em Sorocaba o Movimento existe graças a iniciativa de um casal de sorocabanos que morava em São José dos Campos nos anos 70 e decidiram voltar a residir na cidade de nascimento. Católicos atuantes o engenheiro Leosmar Gonzales Martines e a esposa Vera Virgili Martines reuniu um grupo de amigos no antigo prédio da Ação Católica ao lado da Igreja da Catedral, hoje um prédio comercial e da garagem automática. Surgia à primeira equipe de Sorocaba e nunca mais parou até a data deste dia 8 de dezembro de 2022, quando unidos em uma missa de ação de graças celebraram os 75 anos dos “Estatutos”. O padre Manoel Junior, da paróquia de Santa Rita de Cássia e Vigário Geral da Arquidiocese de Sorocaba, como sacerdote conselheiro espiritual no Movimento das ENS presidiu a missa com a presença dos casais equipistas. 

 

 

Na França, na Igreja de Santo Agostinho, em Paris, a missa foi celebrada aos casais equipistas franceses e visitantes de países vizinhos, com a presença da equipe internacional do Movimento das ENS. As fotos registradas na noite da última quinta-feira (8) sob a proteção de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Paris e em Sorocaba, são exemplos da comemoração desse dia histórico.

 

 

Há uma Causa de Canonização do padre Henry Caffarel em andamento na Santa Sé, pois além de ter fundado as Equipes de Nossa Senhora ele formou milhares de casais para um caminho de santidade, iluminando a segunda metade do século XX por sua obra evangelizadora. A história do padre Caffarel começou aos 20 anos de idade, em 1923, quando foi arrebatado pelo amor de Cristo, e desde então, seu único desejo, foi ajudar as pessoas a fazerem a experiência de que Deus é amor, que o Cristo está vivo, disse o casal Paul-Dominique Marcovits, redator da Causa de Beatificação.

 

 

A celebração dos 75 anos das Cartas das ENS foi comemorada em todos os países neste dia 8 de dezembro, por Provinciais, Regiões e Setores, como no caso do Brasil.

 

 

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Óbitos em São Paulo pelo novo coronavírus triplicaram em uma semana

Presidente do PSDB Sorocaba quer oxigenar partido para eleições 2020

Número de mortos por Covid-19 passa de 400 mil em todo o mundo

Esquadrilha da Fumaça se apresenta nesta 5ª na região do Palácio dos Tropeiros

Peritos constataram montagem em vídeo vazado, afirma Doria

Acusado de planejar explodir bomba em Brasília se entrega à polícia