29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Os 50 anos da 13º Turma de advogados da FADI - veja a coluna de Vanderlei Testa

Arte: VT
Postado em: 15/12/2023

Compartilhe esta notícia:

O "Jubileu de Ouro" da XIII Turma da Faculdade de Direito de Sorocaba, de 1973, será comemorado na Igreja Católica, pelos ex-alunos, neste dia 17 de dezembro (domingo), com a celebração de uma missa, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte. O padre Tadeu Rocha Moraes, preside a missa de Ação de Graças, às 12 horas, pelos 50 anos da formatura e colação de grau da turma dos advogados, que aconteceu dia 21 de dezembro de 1973.

 

O programa festivo aconteceu, no último sábado, dia 9 de dezembro, com um churrasco de confraternização que reuniu os ex-alunos e convidados, na "Estância Dom Fernando", em Porto Feliz.

 

A XIII Turma "Darcy de Arruda Miranda", da FADI Sorocaba, estudou de 1969 a 1973, sendo a primeira a iniciar o Curso, no atual prédio do Vergueiro, à Rua Ursulina Lopes Torres, local que já formou centenas de advogados ilustres com sucesso na vida jurídica. Sônia Gonçalves, integrante dos formandos, informou que a XIII Turma iniciou o curso em 1969, com 160 alunos, sendo 80 no período diurno, e 80 no período noturno. Desse total de alunos, 138 formandos concluíram a faculdade em Sorocaba.      

 

Destaques no cenário jurídico do Brasil

 

A tradição da FADI é formar profissionais da área jurídica com destaque em suas carreiras profissionais. Essa realidade vem se mantendo há mais de 50 anos. No caso da XIII Turma, além de atuantes advogados, em Sorocaba e no Brasil, há, também, bacharéis que ingressaram em concursos, como Juízes, Promotores, Procuradores, Delegados de Polícia, Auditores Fiscais Estaduais e Auditores Fiscais do Trabalho. Destacam-se as atuações dos advogados da FADI em cargos de liderança de entidades,   como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Sorocaba, inclusive, construindo a sede da entidade, no Alto da Boa Vista.

                                                                                                                                                           

Além disso, a XIII Turma “Darcy de Arruda Miranda” tem um diferencial em amizades dos ex-alunos formados pela instituição, mantida, nestes 50 anos, em reuniões festivas. Todos os anos, desde 1973, sempre, no segundo sábado do mês de dezembro, o grupo se reúne e revive os momentos da faculdade, relatando as suas carreiras e histórias de família.

 

Na época da formatura, os alunos tinham os seus 23 anos de idade e, hoje, a maioria está com mais de 70 anos, conta um dos participantes.  Segundo a Sônia Gonçalves, o grupo só não se reuniu em 2021, em virtude da pandemia da Covid. Entre os fatos curiosos deste ano, houve um bolo de comemoração com a estampa do rosto de todos os formandos e a divulgação do jubileu em um painel eletrônico em uma avenida de destaque de Sorocaba.

 

História da FADI

 

No histórico da Faculdade de Direito de Sorocaba, também conhecida como FADI, há registros do seu reconhecimento em Decreto Federal de 30 de abril de 1957 e de 14 de julho de 1961. Conforme informa a faculdade, o curso teve seu reconhecimento renovado em 7 de abril de 2021.

 

Nos anos de 2004, 2007 e 2011, a FADI  recebeu o selo de qualidade “OAB Recomenda”, emitido pela Ordem dos Advogados do Brasil aos cursos jurídicos que vêm apresentando melhor índice de qualidade nos últimos anos. A Instituição foi bem avaliada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), obtendo conceito 4,  nos anos de 2012, 2015 e 2018.

 

Vanderlei Testa, Jornalista e Publicitário, escreve no jornal Ipanema.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Temer recusa jantar, tem 1º noite preso e agora tenta evitar depoimento à PF

Por falta de vagas, hospitais de Sorocaba começam a rejeitar pacientes com covid-19

Luiz Marinho defende governança regional para solucionar saúde no estado de SP

Prefeitura e Governo do Estado anunciam investimentos para serem aplicados no GPACI

Quase 400 sorocabanos já contribuíram com a consulta pública on-line sobre arborização urbana

Serasa realiza novo Feirão Limpa Nome em novembro