18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Os 100 anos de Maria José com o brilho do Mar Mediterrâneo - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Arte: VT
Postado em: 08/01/2022

Compartilhe esta notícia:

Por Vanderlei Testa

 

Os italianos Constantino e Madalena há 100 anos com as graças de Deus deram o dom da vida à sua filha primogênita Maria José. O bebê nascia em Orsomarso, uma Vila da Calábria. Fincada em meio ao verde da mata e montanhas o tradicional vilarejo enche os olhos dos turistas e moradores da Itália, terra dos meus ancestrais.

 

Um século se passou até o corte do bolo e o canto dos parabéns que uniu à família neste começo de ano de 2022 em São Paulo para dar vivas à Maria. Uma centenária de olhos azuis que brilha como o sol ao reluzir no Mar Mediterrâneo. O seu sobrinho e amigo Frei Gilberto Puscitelli da Ordem Franciscana, em Sorocaba, deu as bênçãos a este encontro festivo com sobrinhos, tios e gerações dos Grimone e Sissino. As unidas irmãs Maria José e Iolanda são o verdadeiro testemunho da fé que move montanhas.

 

Com apenas 12 anos de idade a aniversariante de 100 anos via o seu pai Constantino partir a casa do Pai celestial. Com a energia perseverante da mãe Madalena ela seguiu a sua vida determinada e sem medo. Com o dom do discernimento e fortaleza seguiu em frente.

 

Na maioridade viajou por diversos países e conquistou o seu primeiro carro. Gosta de ler e vive a Itália em suas histórias. Recebeu educação religiosa e com a sua espiritualidade no seu coração, amou o seu próximo com misericórdia. O tio Frei Gilberto afirmou: a família é tudo em nossa vida: apoio, fé, partilha e força. O primo Paulo Grimone diz, “é nosso porto seguro. A família é nossa referência de vida.

 

Emocionada pela homenagem e celebração dos 100 anos da tia Maria José, a sobrinha Claudia Pereira Sessino Suzana disse: “Linda homenagem! Tia Maria sempre amorosa com todos, mulher forte e cheia de doçura. Sempre linda e cuidadosa em tudo o que faz é apaixonada por todos que a rodeia, sempre amou ler, e fotografar, coleciona histórias das suas viagens e sempre acolhedora com todos. Tem a letra mais linda que já vi, e verdade, olhos azuis incomparáveis sem dúvida. Temos muito para agradecer a Deus pelo dom da sua linda e longa vida. Raras as pessoas que chegam aos 100 anos com essa vitalidade”. Marcelo Grimone, sobrinho, concordou e ressaltou a união de todos os seus primos, tios e tias.

 

A origem em Orsomaso

 

Orsomaso é uma comuna italiana da região da Calábriaprovíncia de Cosenza, com aproximadamente 1.505 habitantes. Estende-se por uma área de 90 km², tendo uma densidade populacional de 17 hab/km². Faz fronteira com LungroMormannoPapasideroSan Donato di NineaSanta Domenica TalaoSanta Maria del CedroSaracenaScaleaVerbicaro. Dados do Wikpédia.

Vanderlei Testa 

(artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário, escreve no www.jornalipanema.com.br e mídias sociais

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Casal é baleado enquanto caminhava em Sorocaba; rapaz morreu e garota escapou com vida

Moraes, do STF, suspende medida de Bolsonaro que restringiu acesso a informações

Ônibus deixam de circular em Sorocaba por novo protesto de trabalhadores do transporte

Vídeo: carro invade escritório e ‘catapulta’ mulher sentada em poltrona em Votorantim

Em nova rusga com vice, Bolsonaro diz que Mourão “por vezes atrapalha um pouco a gente”

Adolescente de 16 anos rouba moto, foge da PM, causa acidente e é detido