25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

“Operação Saturação” inibe aglomeração com mais de 100 pessoas na Avenida Itavuvu

Foto: Divulgação/Secom
Postado em: 03/10/2021

Compartilhe esta notícia:

Mais uma “Operação Saturação”, envolvendo uma força-tarefa de agentes de segurança e fiscalização da cidade, foi realizada neste fim de semana, em Sorocaba, para inibir a realização de “pancadões” e outros tipos de aglomeração.

 

A ação ocorreu das 18h de sábado (2) às 6h deste domingo (3), inclusive para dispersar um grupo de mais de 100 pessoas que promovia perturbação do sossego e chegou a interditar o trânsito na Avenida Itavuvu, durante a madrugada.

 

A operação integrada teve início a partir da base da Polícia Militar, no bairro Santa Rosália, e contou com a participação de 40 policiais militares, 23 guardas civis municipais (GCMs), dois agentes de Fiscalização de Posturas e dois da Vigilância Sanitária (Visa), da Prefeitura de Sorocaba, além de três conselheiros tutelares e seis equipes de trânsito da Urbes.

 

O destaque da ação ficou por conta da rápida desobstrução da Avenida Itavuvu, na altura do número 3.812. Às 5h05 deste domingo, PM e GCM atenderam ao chamado, após receberem denúncias, e constataram aglomeração pela via que, inclusive, impossibilitava o fluxo de veículos do transporte público coletivo. As equipes permaneceram no local até a completa dispersão das pessoas, o que ocorreu 15 minutos depois do início da intervenção.

 

“Esse foi um caso específico, mas a operação ocorreu em diferentes pontos da cidade. A exemplo da operação de sexta-feira (1) à noite, desta vez, a GCM novamente centralizou a sua atuação no Parque Paineiras e Vitória Régia, além da região central, e a PM, sobretudo, na Zona Oeste, com prioridade para o Jardim Ipiranga”, destaca o secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Coronel Vitor Gusmão.

 

No total, 135 veículos acabaram autuados, devido a irregularidades, sendo 19 carros e 16 motos recolhidos. Houve a abordagem de 243 pessoas e quatro adolescentes foram assistidos pelo Conselho Tutelar e apresentados na Delegacia de Polícia Participativa (DPP) da Zona Norte, em duas ocorrências em que foi constatado o desrespeito ao artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que configura o crime em fornecer bebida alcoólica para menores de 18 anos de idade.

 

Os agentes da Visa e da Fiscalização de Posturas também estiveram no Jardim Ipiranga, onde visitaram três estabelecimentos, os quais estavam em ordem. Em outros pontos da cidade, outros nove estabelecimentos foram alvo de fiscalização, nos bairros Parque Vitória Régia, Vila Sônia, Bairro dos Morros, Caputera, Jardim Emília e Jardim Paineiras. Cinco estavam fechados, um desrespeitava ordem de interdição, outro foi notificado por falta de Inscrição Municipal e um terceiro foi multado por falta de Inscrição Municipal, por atividade geradora de poluição sonora, por obstrução de calçada e por falta de alvará de horário especial, tendo que encerrar as atividades.

 

Novamente, a participação da população foi destaque na realização da “Operação Saturação”, pois as ações foram desencadeadas, inclusive, a partir de denúncias recebidas via fone 153, da GCM, ou o 190, da PM, destacou o Coronel Vitor Gusmão. “Além desse apoio muito importante, é bom sempre frisar para que as famílias orientem os jovens quanto aos riscos ainda existentes da Covid-19. A dica é evitar aglomerações, seja nas ruas ou em estabelecimentos, e sempre adotar as medidas sanitárias de proteção”, conclui.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Iniciativa em prol da vida: câncer e família - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Brasil investiga um caso suspeito de coronavírus, e ministério sobe nível de alerta

Rodoviária de Sorocaba reforça demanda para o feriado prolongado

Diretoria da Anvisa rejeita importação e uso da Sputnik V

Governo apresenta proposta que autoriza corte de jornada e salário de servidores

Emocionada, vice faz sua defesa e dispara: “querem me fazer de bode expiatório”