Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

“Operação Ferro-velho” autua estabelecimento na Zona Norte e localiza materiais sem procedência

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 13/05/2022

Compartilhe esta notícia:

As equipes da “Operação Ferro-velho” fiscalizaram mais dois estabelecimentos nesta quinta-feira (12), ambos localizados na Zona Norte. Um deles foi multado pela Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Sorocaba, por comércio de produtos sem procedência, e notificado a encerrar suas atividades temporariamente, até regularizar a situação administrativa. No local, foram apreendidos materiais suspeitos, como luminárias e fiação, que foram encaminhados à Polícia Civil. O outro estabelecimento não apresentava irregularidades.

 

A ação foi coordenada pela Secretaria do Gabinete Central da Prefeitura e mobilizou sete guardas civis municipais (GCMs), oito policiais militares (PMs) e oito agentes municipais, dos setores de Fiscalização, da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (Seurb); da Zoonoses, da Secretaria da Saúde (SES); e da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo).

 

O estabelecimento multado pela Fiscalização de Posturas só poderá voltar a funcionar, assim que regularizar a situação legal do negócio, pois operava sem livro contábil para discriminar compras e vendas de materiais, assim como sem nota fiscal. No local, foram apreendidas oito luminárias públicas e cabos telefônicos, também sem documento de procedência. O material apreendido e o proprietário do ferro-velho foram apresentados na Delegacia Participativa de Polícia (DPP) da Zona Norte e houve registro de boletim de ocorrência de apreensão de objetos, para apuração dos fatos.

 

O mesmo estabelecimento também foi autuado pela Zoonoses, por depósito irregular de materiais, com constatação de acúmulo de água, que pode servir de possível criadouro para o mosquito transmissor de doenças, como a dengue, além de intimado a promover a limpeza de um canil existente no local.

 

De acordo como o secretário de Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba, Coronel Vitor Gusmão, o objetivo da “Operação Ferro-velho” é, exatamente, coibir a venda de materiais de procedência duvidosa, sobretudo os que são produto de furto. “Nossas ações têm caráter preventivo e contemplam todas as regiões da cidade, para checar denúncias e identificar possíveis delitos ou irregularidades administrativas”, complementa.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Manutenção em rede de esgoto interditará faixa da avenida Dom Aguirre neste domingo

Operação "Paz e Proteção" prende 4 pessoas em Sorocaba 

Conselho Municipal da Saúde aprova prestação de contas da Secretaria da Saúde

14ª Parada LGBT acontece neste domingo no Centro de Sorocaba

Supremo Tribunal Federal pode decidir sobre pedido de liberdade de João de Deus

STJ absolve condenado apenas com base em reconhecimento fotográfico