19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

“Operação Ferro-velho” autua estabelecimento na Zona Norte e localiza materiais sem procedência

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 13/05/2022

Compartilhe esta notícia:

As equipes da “Operação Ferro-velho” fiscalizaram mais dois estabelecimentos nesta quinta-feira (12), ambos localizados na Zona Norte. Um deles foi multado pela Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Sorocaba, por comércio de produtos sem procedência, e notificado a encerrar suas atividades temporariamente, até regularizar a situação administrativa. No local, foram apreendidos materiais suspeitos, como luminárias e fiação, que foram encaminhados à Polícia Civil. O outro estabelecimento não apresentava irregularidades.

 

A ação foi coordenada pela Secretaria do Gabinete Central da Prefeitura e mobilizou sete guardas civis municipais (GCMs), oito policiais militares (PMs) e oito agentes municipais, dos setores de Fiscalização, da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (Seurb); da Zoonoses, da Secretaria da Saúde (SES); e da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo).

 

O estabelecimento multado pela Fiscalização de Posturas só poderá voltar a funcionar, assim que regularizar a situação legal do negócio, pois operava sem livro contábil para discriminar compras e vendas de materiais, assim como sem nota fiscal. No local, foram apreendidas oito luminárias públicas e cabos telefônicos, também sem documento de procedência. O material apreendido e o proprietário do ferro-velho foram apresentados na Delegacia Participativa de Polícia (DPP) da Zona Norte e houve registro de boletim de ocorrência de apreensão de objetos, para apuração dos fatos.

 

O mesmo estabelecimento também foi autuado pela Zoonoses, por depósito irregular de materiais, com constatação de acúmulo de água, que pode servir de possível criadouro para o mosquito transmissor de doenças, como a dengue, além de intimado a promover a limpeza de um canil existente no local.

 

De acordo como o secretário de Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba, Coronel Vitor Gusmão, o objetivo da “Operação Ferro-velho” é, exatamente, coibir a venda de materiais de procedência duvidosa, sobretudo os que são produto de furto. “Nossas ações têm caráter preventivo e contemplam todas as regiões da cidade, para checar denúncias e identificar possíveis delitos ou irregularidades administrativas”, complementa.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Centenas de pessoas enfrentam fila para passeio na Locomotiva 58; trânsito se complica na praça Lions

Com avanço da Covid, brasileiros mudam planos do Réveillon, sozinhos e sem abraços

Zélia Duncan faz show gratuito no Teatro Municipal de Sorocaba

Equipes femininas participam de jogo amistoso em Votorantim

Sorocaba recebe 124ª Romaria de Aparecidinha reunindo perto de 50 mil pessoas

Bolsonaro já teve ao menos 8 falas e atitudes em desacordo com medidas de combate ao coronavírus