16 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

"Operação Dignidade não é enxotar as pessoas", diz prefeito em exercício Fernando Dini

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 07/01/2020

Compartilhe esta notícia:

O prefeito de Sorocaba em exercício Fernando Dini (MDB) defendeu o programa "Operação Dignidade", reapresentado nesta semana, durante o curto período de mandato dele, enquanto Jaqueline Coutinho (PDT) ficará ausente da prefeitura. 


"A Operação Dignidade perdeu o objetivo dela. Não é enxotar as pessoas de onde elas estão", afirmou ele durante entrevista ao Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema, durante esta manhã de terça-feira (7).  O principal objetivo do programa é prestar assistência a moradores de rua. 



"Se você observar, todos os dias, sem excessão, pessoas são "depositadas" em Sorocaba por carros oficiais de outras cidades, porque nosso município é atrativo", afirmou. 

 

"Essas pessoas precisam ser atendidas com dignidade. Realizar exames de saúde, encaminhá-las para atendimento", disse. Dini também relembrou de sua atuação quando secretário de Segurança, referente ao programa e relatou que removeu das ruas da cidade vários foragidos da Justiça, com passagens criminais, por meio do trabalho da Guarda Civil Municipal. 

 

Operação Dignidade

Em entrevista coletiva concedida durante esta segunda-feira (6), Dini disse que a cidade registra cerca de 500 pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo mulheres e adolescentes. Por conta disso, pedindo apoio das secretarias afins, o prefeito quer encaminhamentos que possam mudar a realidade e as condições de vida desse público. “Vamos resgatar um trabalho que já havíamos realizado”, disse o prefeito em exercício relembrando a época em que respondeu pela Secretaria Municipal de Segurança.

De acordo com o prefeito em exercício, pelo menos duas operações serão realizadas ainda esta semana (em dias e horários ainda não definidos). As ações serão coordenadas pela Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e contarão com o apoio da Secretaria da Cidadania, Secretaria da Saúde, Serviços Públicos e Obras, Guarda Civil Municipal além da Polícia Civil, representada no encontro pelo delegado seccional Wilson Negrão, e Polícia Militar, representada pelo Major Salaro. Acompanharam o anúncio do retorno da Operação Dignidade os secretários de Governo, José Marcos Gomes Júnior; Djama Benette, Comunicação e Suelei Gonçalves, Recursos Humanos.

A “Operação Dignidade” tem como objetivo a identificação das pessoas em situação de rua, oferecendo assistência para que elas retornem ao convívio social. As novas ações referem-se à retomada do trabalho nos moldes originais, focando principalmente no resgate e retorno ao convívio familiar dos abordados.

Por se tratar de uma situação de alta complexidade, uma das principais propostas apresentadas é trabalhar, a médio e longo prazos, com o Plano Individual de Atendimento (PIA), de modo a reestruturar a atenção a esse público, individualizando as ações e trazendo, com isso, atendimentos personalizados, trazendo uma solução mais assertiva a cada caso.

Para que isso seja colocado em prática, porém, é necessária a instituição do PIA, visto que a “Operação Dignidade” não busca apenas tirar as pessoas das ruas e, sim, oferecer a oportunidade de volta à própria família, a chance da reinserção no mercado de trabalho e o resgate da autoestima.

Com o retorno da operação, também a Secretaria de Saúde (SES), por meio de especialistas, deverá realizar exames rápidos para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A Polícia Civil ajudará na identificação das pessoas em situação de rua e o serviço de Assistência Social trabalhará no resgate da dignidade dessas pessoas, de modo a que o trabalho desenvolve ações mais imediatas.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Eike Batista é preso pela segunda vez em desdobramento da Lava Jato

Maioria prevê gastar mais com ceia de Natal neste ano, indica pesquisa

Bolsonaro decide efetivar Pazuello como ministro da Saúde

Governo libera R$ 4 bi para ampliar vagas de tempo integral em escolas

Descontrolado, homem quebra móveis da casa e tenta agredir a mãe com golpes de faca

Taça Baltazar Fernandes 2022 tem início neste domingo