20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Operação Dignidade faz ação para orientar pessoas em situação de rua e ajuda grávida de 6 meses

Postado em: 28/04/2019

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba realizou mais uma ação da Operação Dignidade na manhã desta quinta-feira (25), com o intuito de identificar pessoas em situação de rua, ofertando-lhes assistência para o retorno ao convívio social. A ação é promovida pelas equipes das Secretarias Municipais de Políticas Sobre Drogas (Sepod); Segurança e Defesa Civil (Sesdec); Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), Igualdade e Assistência Social (Sias) com a casa de passagem SOS– Serviço de Obras Sociais de Sorocaba e Saúde (Ses). A ação contou também com equipe da Defesa Civil, Caps AD e Polícia Militar .

A operação teve início no final da rua Xavier de Toledo, no Jd. Brasilândia, onde foram abordadas oito pessoas. Uma pessoa solicitou atendimento por conta do uso abusivo de álcool e entorpecente tipo “crack”, sendo encaminhada ao S.O.S e posterior tratamento junto ao Caps. Nesse local foi retirada uma grande quantidade de materiais inservíveis.

Já no segundo local, área verde situada ao fundo do centro esportivo Dr. Pitico, somente alguns materiais foram recolhidos.

Após denúncia, Operação presta auxilio à grávida de 6 meses

A partir de um grupo de Whatsapp, um integrante da Secretaria de Políticas sobre Drogas identificou um pedido de um munícipe indignado com a situação de uma moradora de rua, usuária de entorpecentes e ainda estava grávida. A equipe que compõe a Operação Dignidade foi verificar a denúncia, comprovando a veracidade do fato na avenida Ipanema, altura do número 1.036.

No local foi realizada a abordagem de três pessoas, sendo uma gestante de 06 meses, a qual admitiu ser usuária de álcool e drogas, e após ser orientada sobre a necessidade de tratamento, a mesma informou que irá procurar o Caps por conta própria. Os demais declinaram qualquer encaminhamento. O munícipe fica impressionado com o pronto atendimento da Operação e fez questão de parabenizar a ação.

width=1152
Agência Sorocaba

“Era lastimável ver aquela moça em situação de rua, envolvida com ‘crack’, mesmo sendo gestante. Era urgente que tomassem alguma atitude. Muito, mas muito obrigado pela força, foi muito bom ver que existe um Governo Municipal que realmente atende nossas solicitações e resolve a situação”, reforçou.

Para finalizar a operação, as equipes foram a um ponto já conhecido de consumo de drogas na Av. Ulisses Guimarães, no Laranjeiras, onde foram abordadas cinco pessoas, as quais da mesma forma foram orientadas pelas equipes técnicas.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Insrições para o Sisu se encerram nesta sexta-feira

Estudo indica que vacinas aumentam proteção de quem já teve covid-19

Com 113 mil mortes, Bolsonaro promove evento ´Brasil vencendo a Covid-19´

América Latina: mortes por câncer colorretal crescem 20,5% em 30 anos

Bottas conquista a primeira pole da F-1 em 2020 e Hamilton larga em segundo na Áustria

Taxa de contágio da Covid-19 no Brasil supera patamar de risco