24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ônibus do Sistema BRT pode ser pago com carteira digital em Sorocaba

Agência Sorocaba
Postado em: 26/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Os usuários do BRT podem adquirir os passes pela carteira digital, uma ferramenta de embarque nos ônibus acessada por celular e que proporciona uma experiência de pagamento 100% digital. Sorocaba é a primeira cidade do Brasil a disponibilizar tal tecnologia aos usuários, por meio do aplicativo Cittamobi.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo da cidade é motivar a escolha pelo transporte coletivo como meio de locomoção do dia a dia dos sorocabanos, e por isso o investimento em tecnologia para facilitar a compra das passagens dos ônibus municipais. 

O passageiro que já utiliza o sistema BRT tem acesso a essa funcionalidade ao embarcar nos 43 veículos que estão circulando na cidade, nas 12 estações ao longo da Avenida Itavuvu e no Terminal Vitória Régia.

Ao final das obras de implantação do BRT, as demais estações e novos terminais também integrarão a capilaridade de cobertura da carteira digital. No total, os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada para embarque, permitindo ainda a conexão com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

Facilidade na aquisição de créditos

Por meio da carteira digital, e sem depender de cartões de transporte, é possível comprar créditos ou fazer recargas para as passagens. Para fazer uma viagem de ônibus, o passageiro deve fazer download do aplicativo Cittamobi, realizar o cadastro, adquirir seus créditos e passar na catraca usando apenas seu celular.

Com saldo disponível, ele pode usar a carteira digital em tempo real. Seja um passageiro diário ou esporádico, essa facilidade pode ser adotada por todos, sem a necessidade de comprar cartões de transporte ou saque de valores em dinheiro.

Na prática, o passageiro deve embarcar no ônibus, abrir o aplicativo Cittamobi, aproximar o celular do dispositivo para a leitura disponível no veículo, autorizar a compra e a catraca será liberada para entrada.

Por ser digital, a atualização e customização de informações para o passageiro é mais ágil e precisa. Situações como cadastramento e consulta às regras tarifárias como integração, bilhete único, estudante, descontos, isenções e outros são rapidamente acessadas.

Passo à passo: como instalar a Carteira Digital

Baixe o aplicativo no Play Store (estará disponível em breve da Apple Store).
Realize o cadastro do usuário informando seus dados.
Localize o ícone de Carteira Digital.
Clique em “Opção 1” para “Adicionar saldo através de geração de boleto”.
Aparecerá a informação de “Boleto gerado para pagamento”.
Clique em “Opção 2” para “Adicionar cartão de crédito para pagamento”.
Carteira criada e com saldo, clique em “Comprar passagem – pagar com Cittamobi”.
Compra de passagem “Pague por aproximação”.
Escolher forma de pagamento.
Processamento da compra – encoste seu celular no dispositivo para liberar a catraca.
Pronto, catraca liberada para o embarque.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inflação oficial fica em 0,21% em janeiro, diz IBGE

Cânion se desprende, atinge lanchas e deixa 5 mortos em Capitólio (MG)

Sorocaba aplica 2ª dose da AstraZeneca em idosos de 64 anos completos ou mais nesta quarta

Brasil tem 610 novas mortes por coronavírus; total é de 9.146 óbitos

Bolsonaro recebe alta, 16 dias após a cirurgia em hospital de São Paulo

Incêndio em Nova York deixa 19 mortos, nove deles crianças