25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ônibus do BRT Sorocaba passam por testes antes de entrarem em operação

Foto: divulgação
Postado em: 14/05/2020

Compartilhe esta notícia:

Dois ônibus da Concessionária BRT Sorocaba estão no processo de montagem dos equipamentos do sistema de ITS, composto por wifi, câmeras de vídeo, Painéis de Mensagens Variaveis (PMVs), validadores e sensores de abertura de portas. Após a montagem, os ônibus passarão por testes, antes de serem transferidos definitivamente para Sorocaba (SP) e começarem a ser utilizados no Sistema BRT (Bus Rapid Transit).

 

Na operação do BRT estão previstos veículos de 12,5 metros e 23 metros. Eles oferecerão internet gratuita equivalente a 5G para os passageiros, o que garantirá a Sorocaba o título de primeira cidade da América Latina a contar com esse nível de velocidade de conexão. Os usuários também contarão com ar-condicionado e tomadas USB.

 

O diretor da Concessionária BRT Sorocaba, Luiz Alexandre Massariol, explica que o uso dessa tecnologia será possível porque haverá uma fibra ótica dedicada a toda operação. Com isso, o sistema tem condições de fornecer aos usuários do transporte público conexão com ótima capacidade e estabilidade ao longo de todo o percurso.

 

A velocidade da internet poderá chegar a até 100 Mbps em downloads e 50 Mbps de uploads. A velocidade média da internet no mundo hoje é de 7,2 Mbps (megabit por segundo), por meio da conexão que as operadoras disponibilizam.

 

Segundo Massariol, o passageiro poderá utilizar essa internet durante os descolamentos pelos corredores, nas transferências de linhas e enquanto esperam pela chegada do ônibus.

 

Aplicativo

 

A tecnologia também permitirá ao usuário prever o horário de chegada e partida dos veículos e ter acesso a informações sobre embarque e itinerário das linhas. Para acessar os dados, o usuário terá nos painéis de mensagens variáveis internas nos veículos e também poderá acessar o aplicativo CittaMobi, que pode ser baixado gratuitamente.

 

Agilidade

 

Outro diferencial do novo sistema será a sincronia entre ônibus e semáforos. Os veículos terão preferência ao passar por cruzamentos, pois contarão com a chamada “onda verde”.

 

A frota contará com autonomia dos motoristas para o acionamento de abertura e fechamento das portas nas estações. Sob o comando do condutor, ocorre a liberação das portas na plataforma de embarque e desembarque, garantindo a segurança e rapidez no fluxo dos passageiros.

 

Projeto BRT Sorocaba

 

O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência, tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais.  Ele permitirá maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população. Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes. Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

 

Sobre .::. Concessionária BRT Sorocaba

 

De origem 100% brasileira, o BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, ambas companhias com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país. O BRT Sorocaba é responsável pela implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Sorocaba na realização das obras de implantação e futuramente na operação do sistema de corredores de ônibus.

 

Pioneira na realização de empreendimento com concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia desenvolve suas atividades respeitando princípios éticos e legais e empregará mais de 500 colaboradores diretos e indiretos nas fases de obras, divididos nas áreas administrativa, execução, social e obras.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sangue no chão e limpeza reduzida em PA: “que economia burra é essa?”, diz Iara

Professora e diretora de escola são mortas a caminho do trabalho

Unidades escolares de Sorocaba recebem nova remessa de kit hortifrúti na segunda

Sorocaba recebe pela primeira vez Noite do Piseiro

Bolsonaro desautoriza filho e diz que Eduardo está sonhando sobre AI-5

Apostador de Votorantim é um dos 52 ganhadores da Mega da Virada