24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ocorrências de roubo sobem 46% na região de Sorocaba, informa SSP

Foto: PM/divulgação
Postado em: 27/09/2021

Compartilhe esta notícia:

A região de Sorocaba terminou o mês de agosto com redução nos casos e vítimas de homicídios dolosos e nos estupros. Entretanto, as ocorrências de roubo em geral subiram mais de  46% e as de furto de veículos também tiveram alta de quase 40%. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e o comparativo das estatísticas é feito com o mesmo mês do ano anterior.


Os latrocínios ficaram estáveis e os roubos a banco e extorsões mediante sequestro permaneceram zerados. A quantidade de prisões realizadas pelas polícias aumentou.

 

Aumento da criminalidade

Os roubos em geral, de carga e de veículos cresceram. O primeiro oscilou de 181 para 265, ou seja, uma alta de 46,40%. O segundo teve 10 ocorrências a mais, somando 14 casos, enquanto o último subiu 15,8%.

 

A alta se estendeu também para os furtos de veículo, que subiram 39,7%. Os furtos em geral, por sua vez, passaram de 1.172 para 1.993.


Mais indicadores

No mês passado houve 14 ocorrências e 14 vítimas a menos de mortes intencionais, se comparado a agosto de 2020. O primeiro indicador passou de 23 para 9 e o segundo de 24 para 10. Os totais atuais estão entre os três menores da série histórica, iniciada em 2001.

 

Com as quedas, as taxas de homicídios dolosos dos últimos 12 meses (de setembro de 2020 a agosto de 2021) caíram para 5,55 casos e 5,94 vítimas para cada grupo de 100 mil habitantes.

 

No oitavo mês deste ano, foram registrados dois boletins, somando duas vítimas de latrocínios, assim como ocorreu em igual período do ano anterior.

 

Nos estupros, a redução foi de 5,3%, passando de 114 para 108.

 

Pela terceira vez consecutiva, a região zerou roubos a banco em um mês de agosto. Semelhante ocorreu com o indicador de extorsões mediante sequestro, que não apresentou o registro de boletins pela 20ª vez na série histórica.

 

Produtividade

 

O trabalho das polícias paulistas na região de Sorocaba, em agosto, permitiu aumentar a quantidade de prisões em 7,52% - passou de 1.037 para 1.115.

 

No período, 70 armas de fogo ilegais foram apreendidas e 234 flagrantes por tráfico de entorpecentes registrados.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Programação do aniversário de Sorocaba tem atividades para mês de agosto

Governo de SP lança campanha para reforçar a importância do uso de máscara

Bebê morre em deslizamento de terra em Itapevi, Grande SP

Prefeitura sanciona lei que concede auxílio emergencial para condutores de veículos escolares

VÍDEO - Manga anuncia que região de Sorocaba não mudará de fase no Plano SP

O Eric ganhou um novo coração - veja a coluna de Vanderlei Testa