A construção do viaduto que interligará as avenidas Edward Fru-Fru Marciano da Silva e Ulysses Guimarães, sobre a Avenida Itavuvu, na Zona Norte de Sorocaba, segue avançando. Até o momento, 19% do total previsto em contrato já foram concluídos.
As obras, orçadas em R$ 19,9 milhões, estão a cargo da empresa Jofegê Pavimentação e Construção Ltda. e são executadas por meio de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Consta no projeto que o viaduto terá 390 metros de extensão e 16,9 metros de largura, com quatro pistas de tráfego.
“O contrato foi assinado em fevereiro do ano passado e as obras começaram em novembro. Retomamos os trabalhos de maneira intensa neste ano, desde que assumiu a nova gestão da Prefeitura e estamos agilizando toda a implantação dessa importante obra para a melhoria da mobilidade urbana em nossa cidade”, destaca a responsável pelo Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI) e coordenadora da Unidade de Execução de Programa (UEP) da Prefeitura de Sorocaba, Jessica Pedrosa.
Conforme o cronograma de obras, 50% dos serviços preliminares, de preparação do local, já foram realizados, além de 40% das intervenções de infraestrutura. As obras do viaduto estão concentradas em uma área de 6.500 metros quadrados e a previsão é que sejam concluídas até maio de 2022.
A construção do viaduto permitirá a expansão do sistema viário e a criação de nova opção de interligação para quem transita por ali, inclusive, apara agilizar o fluxo do transporte coletivo, sobretudo no corredor Itavuvu do Sistema BRT.
“Esse dispositivo vai melhorar muito o trânsito e a mobilidade urbana, pois haverá acesso direto entre as avenidas Edward Fru-Fru e Ulysses Guimarães, sem ter que passar pela Avenida Itavuvu. Isso vai desafogar o trânsito na região da Área de Transferência ali próxima”, explica o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), Carlos Eduardo Paschoini.
CAF
A Prefeitura de Sorocaba tem buscado impulsionar a parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), para agilizar a implantação dessa e de outras duas obras em andamento em Sorocaba. Uma delas é a construção do viaduto na Avenida J.J. Lacerda, que está em fase final de obras e será inaugurado ainda neste mês de julho, e a implantação das marginais do córrego Itanguá, a partir da Avenida Adão Pereira de Camargo, também em execução e prevista para ser entregue até o fim de 2022.
“Inclusive, uma equipe da Prefeitura, liderada pelo prefeito Rodrigo Manga, esteve no início do ano em Brasília, para se reunir com representantes do CAF no Brasil e garantir o apoio necessário para que tais empreendimentos sejam realizados de maneira ágil. Estamos tirando do papel obras importantes para Sorocaba”, completou Jéssica Pedrosa.