19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Obras das marginais do córrego Itanguá atingem 23% do total previsto

Postado em: 14/09/2021

Compartilhe esta notícia:

As obras de construção das avenidas marginais do córrego Itanguá, na Zona Oeste da cidade, atingiram 23% do total previsto e o trajeto das pistas já ganhou forma. Toda a obra é executada por meio de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e está sob a responsabilidade da Unidade de Execução de Programa (UEP), que integra o Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de Sorocaba.

 

O empreendimento vai ligar, em um primeiro momento, a Avenida Adão Pereira Camargo, passando pela Avenida Américo Figueiredo, com acesso chegando à Rua Miguel Patrício de Moraes. A previsão de término das obras é em dezembro de 2022.

 

Até o momento, já foram executadas 77,3% das instalações preliminares, 73% das contenções das margens do córrego, 72,2% das travessias de córrego, além de 53% da terraplanagem.

 

“Os serviços de drenagem, que incluem galerias, guias e sarjetas, e de pavimentação, com a aplicação da primeira camada, o chamado binder, já começaram em alguns pontos”, destaca  Rodrigo Faria, engenheiro da UEP. Depois de pronta, a obra terá uma área total pavimentada de 50.997,53 m².

 

A estimativa é que o primeiro trecho, interligando as avenidas Adão Pereira de Camargo e Américo Figueiredo, esteja concluído até o fim deste ano. Já, para janeiro de 2021, está previsto o início da construção do viaduto na Avenida Américo Figueiredo, sobre o córrego Itanguá.

 

Responsável pelo CADI, Jessica Pedrosa, explica que adequações foram feitas no projeto original para otimizar a obra, evitar novas desapropriações e minimizar os impactos para a população nos arredores. “As obras, agora, estão avançando rapidamente e já percebemos uma grande mudança paisagística no local”, completa.

 

Além da construção do viaduto, as únicas fases do projeto que não tiveram início são as de instalação de dispositivos de sinalização e de iluminação, que serão as últimas, realmente. As ações de paisagismo também já começaram, por meio do plantio de grama nas encostas.

 

 

Segunda fase

 

A segunda fase das obras nas marginais do córrego Itanguá, ligando a região da Avenida Santa Cruz à Avenida Luís Mendes de Almeida, também já está nos planos da Prefeitura de Sorocaba. A previsão é que a licitação, para definir a empresa que executará esses serviços, ocorra ainda neste segundo semestre de 2021. Tais intervenções igualmente constam no contrato de financiamento com a CAF e a expectativa é que as construções tenham início assim que concluído o processo licitatório.

 

Este segundo trecho criará um novo corredor de trânsito, cruzando a Zona Oeste e permitindo uma ligação direta, desde a Avenida Dom Aguirre, passando pelas avenidas General Osório, Adão Pereira de Camargo, Santa Cruz e Luís Mendes de Almeida, até chegar à Rodovia Raposo Tavares.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba sedia abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross 2023 em abril

Preocupação ambiental atinge venda de carne e bebidas

Corredor BRT Ipanema e Terminal São Bento começam a operar em Sorocaba; veja as linhas

Presidente de sindicato e vereador da base de Crespo batem-boca; ouça

EDITAL DE CITAÇÃO 1046065-49.2018.8.26.0602

Uniten disponibiliza 210 vagas para mais 11 cursos gratuitos de qualificação profissional