24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

OAB repudia tratamento recebido por Mariana Ferrer em audiência: ‘Inadmissível’

Jovem Pan News
Postado em: 04/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Jovem Pan News

A Comissão Nacional da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta quarta-feira, 4, uma nota de repúdio contra o tratamento recebido pela influenciadora Mariana Ferrer em audiência virtual que terminou com a absolvição do empresário André Aranha das acusações de estupro relatadas por ela no ano de 2018. A gravação do julgamento, que mostra o advogado de Aranha, Cláudio Gastão da Rosa Filho, humilhando a vítima e exibindo imagens publicadas por ela nas redes sociais para questionar a acusação de estupro, foram consideradas como “estarrecedoras” pelo órgão.

“É inadmissível o tratamento recebido pela vítima durante a sessão. É indispensável que seja apurada a ação ou omissão de todos os agentes envolvidos, já que as cenas estarrecedoras divulgadas mostram um processo de humilhação e culpabilização da vítima, sem que qualquer medida seja tomada para garantir o direito, a dignidade e o acolhimento que lhe são devidos pela Justiça”, afirmou a nota. Ainda na terça, o Corregedoria Nacional de Justiça abriu processo para apurar conduta do juiz Rudson Marcos, da 3ª Vara Criminal de Florianópolis. “Causa-nos espécie que a humilhação a que a vítima é submetida pelo advogado do réu ocorre sem que o juiz que preside o ato tome qualquer providência para cessar as investidas contra a depoente”, afirmou integrante do Conselho em documento.

Na nota da OAB, a comissão pontuou, ainda, dados de violência contra a mulher no Brasil e pontuou a necessidade da mudança estrutural do sistema de justiça para que mais mulheres denunciem casos de estupro. “A violência de gênero não pode ser usada como estratégia de defesa, o Ministério Público e a Magistratura não podem praticar violência de gênero no curso do processo, nem quedar omissos diante dela”, disse outro trecho do texto, que expressou solidariedade à vítima e disse desejar que providências sejam tomadas em relação ao caso.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Operação contra aglomerações e pancadões prende três em Sorocaba

Surto de covid-19 em detentos é registrado em penitenciária da região

Bolsonaro adota "Plano Vacina" para tentar estancar perda de popularidade

Zoo de Sorocaba terá programação especial de férias neste mês de janeiro

Bolsonaro diz que TSE "arrebentou a corda" e que ministros do STF "têm exagerado"

UNIP apresenta em live a temática “Psicologia Esportiva: a saúde mental dos atletas”