25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

O teatro em festa invade o Centro da Cidade de Sorocaba: Festão, o festival regional de teatro

Postado em: 06/02/2019

Compartilhe esta notícia:

width=1417

 

Por José Simões

O teatro é a arte do encontro. É, também, a arte do coletivo. E foi assim que uma ideia – a de criar a cooperativa de teatro da região metropolitana – juntou outras ideias – rede de teatro, reunir artistas, fomento, produção compartilhada, etc. – e desse caldo proposto por artistas (e muito da insistência do diretor Guto Carvalho, do grupo Escarafunchar, de Pilar do Sul) surgiu a proposta do FESTÃO – FESTIVAL REGIONAL DE TEATRO.

Mas porque FESTÃO? Esta denominação surgiu porque se buscava um nome que pudesse representar o desejo de um grupo. Teatro é festa. Contudo, todo nome tem um porquê e uma memória. Muitas vezes não se sabe ao certo, no momento que ele surge, o porquê.

Para mim a denominação FESTÃO nos remete a Rousseau (Jean-Jacques Rousseau) e a noção de festa popular. Aquela que acontece na rua. No qual os cidadãos possam ter contato direto com a arte. Festa na República.

É ao ar livre, é sob o céu que devais reunir-vos e entregar-vos ao doce sentimento de vossa felicidade! (ROUSSEAU)

O FESTÃO – FESTIVAL REGIONAL DE TEATRO trata-se, portanto, de um encontro do teatro com a cidade. Festa, Festinha? Não. Festão!

Neste primeiro FESTÃO (o segundo acontecerá no segundo semestre na cidade de Boituva) participam 24 grupos de teatro, de 11 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (Sorocaba, Votorantim, Salto de Pirapora, São Roque, Mairinque, Piedade, Cerquilho, Iperó, Pilar do Sul, Tatuí e Boituva), envolvendo 290 artistas. Os grupos ou artistas que não participaram desse FESTÃO poderão se engajar no próximo. As reuniões são mensais e abertas a todos os artistas das cidades da RMS.

É importante destacar que o FESTÃO acontece de modo solidário. Um artista apoia outro artista. Os artistas compartilham equipamentos, dividem espaços, produzem materiais de divulgação, trocam informações e experiências. Gente com pouca e muita poeira de palco. Tudo junto e misturado.

Esta primeira edição do FESTÃO em Sorocaba conta com a parceria da Secretaria da Cultura – SECULTUR, do Teatro-Bar DOIS ponto OITO e com o apoio fundamental do SENAC Sorocaba, principalmente, dos alunos (TT6 e TT4) do curso técnico de teatro, responsáveis por toda a logística de apoio aos visitantes.

Destaque: no Festival um espaço especial para as crianças, no dia 9 (sábado), pela manhã, a partir das 8:30 da manhã.

Traga as crianças para se divertirem na praça e com teatro.

Para outras informações: https://www.facebook.com/FestaoRegionalTeatro/

Seguem, abaixo, os horários e a programação:

width=678

 

Jose Simões é professor, encenador e pesquisador na área da Educação, do Espaço Teatral e Teatro-Educação.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceiro domingo consecutivo do concurso da Educação tem mais de 1,7 mil participantes

Anúncio de greve de funcionários de Santa Casa pode surgir após assembleia desta sexta-feira

VÍDEO - "Lula não precisa de motociata igual Bolsonaro", diz presidente estadual do PT na JP Sorocaba

Vereadores aprovam aumento de cadeiras na Câmara sob gritos de "vagabundos" e "safados"

Lançamento de projeto multidisciplinar

Grupo rende motorista e ateia fogo em ônibus durante a madrugada no bairro George Oetterer