26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

O DEDA QUESTÃO: Crespo viaja ao Rio e passa o comando da cidade a Manga

Postado em: 29/08/2018

Compartilhe esta notícia:

O DEDA QUESTÃO

O presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Manga (DEM), tomou posse como prefeito interino de Sorocaba hoje em cerimônia no gabinete do prefeito Crespo e ficará no cargo até sexta-feira (31).

Nesta quinta-feira (único dia em que estará ausente de Sorocaba), o prefeito vai ao Rio de Janeiro para tratar de questões envolvendo a implantação local do sistema de VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) em Sorocaba.

Em julho passado o prefeito e sua esposa viajaram em férias aos Lençóis Maranhenses por mais de uma semana e ele não passou o cargo.

A lei permite ao prefeito se ausentar de Sorocaba por até 14 dias (desde que não saia do Brasil) sem que seja obrigado a comunicar oficialmente sobre sua saída ao Poder Legislativo.

Por que, então, quando saiu por 10 dias não passou o cargo e agora com 1 passou?

Primeiro: é importante lembrar que na ausência do prefeito quem assume é a vice. Em julho, Jaqueline Coutinho estava apta a assumir. Neste momento, por ser candidata a deputada estadual, não está. Portanto, o prefeito não quis passar o comando da cidade a ela e quis passar a Manga.

Segundo: ao não passar o comando à vice, fica evidente o rompimento entre eles. Há um ano, vale lembrar, quando estava no comando da prefeitura, Jaqueline foi o pivô da séria de atrapalhadas do prefeito que levaram ele a ser cassado pela Câmara.

Terceiro: Manga, tido como o artificie da cassação do prefeito, com essa decisão de Crespo, de lhe dar o comando da cidade por 1 dia, passou a ser novamente aliado. Com seu ato, o prefeito demonstra à sociedade que vive em paz absoluta com os vereadores. É um sinal evidente a Manga e aos demais vereadores de que ele confia em Manga e está superada a questão da cassação.

O que Manga vai fazer

Em discurso no momento da posse, Rodrigo Manga falou sobre a importância da harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo. “O trabalho de todos nós, juntos, é visando o benefício da população sorocabana. Daremos continuidade ao trabalho, com uma agenda cheia de compromissos na Prefeitura amanhã. Além disso, esse gesto de transferência do cargo é também uma homenagem à Câmara Municipal”.

A assessoria de Manga divulgou quais serão suas ações para esta 5ª feira na Prefeitura, enquanto ocupa o cargo de prefeito interino de Sorocaba:

9h) 6º andar da Prefeitura – Lançamento do Projeto Feira Limpa. Participantes: representantes do Sindicato dos Coletores de Lixo de Sorocaba; do secretário de Abastecimento, Agricultura e Nutrição, Fernando Oliveira, e do vereador Rafael Militão (MDB), representando a Câmara Municipal.

10h30) 6º andar da Prefeitura – Viabilização de parceria com escolas de enfermagem, a fim de que esses profissionais atuem em creche municipais. Participantes: Representantes de escolas técnicas de enfermagem; do secretário da Educação, Mário Bastos; do secretário de Recursos Humanos, Osmar Thibes Junior; e do vereador Péricles Régis (MDB), representando a Câmara.

13h30) 6º andar da Prefeitura – Decreto – Efetivação de parcerias com a iniciativa privada, sem custos à municipalidade. Participantes: Representantes do Shopping Granja Olga e da Destaki Painíes, e o vereador Renan Santos (PCdoB), representando a Câmara.

15h) UPH Zona Norte – Entrega de doações feitas pela iniciativa privada. Participantes: Representantes do Shopping Granja Olga, da Destaki Painíes, da Secretaria da Saúde e do vereador Renan Santos (PCdoB), representando a Câmara, além de demais vereadores.

17h) 6º andar da Prefeitura – Encaminhamentos ao Estado para redistribuição de cotas de coleta de sangue a doadores de medula óssea. Participantes: Marina Wilfer, esposa de Thiago Wilfer (à espera de transplante de médula óssea); grupos de doadores, Comissão de Saúde e demais vereadores da Câmara Municipal.

Presidente da Câmara

O vereador Renan Santos (PCdoB), assume pela primeira vez à presidência da Câmara Municipal de Sorocaba em razão da posse de Manga como prefeito interino da cidade de Sorocaba. “Sinto honrado pelo fato de com apenas 33 anos assumir pela primeira vez, mesmo de forma interina, a presidência da Casa. Sou da Zona Norte, periferia de Sorocaba, e é um orgulho para mim e para o PCdoB esse momento”, destacou o vereador. “Darei continuidade aos meus trabalhos e irei apoiar o Rodrigo Manga em suas decisões como prefeito”, finalizou.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MEC lança programa para simular nota no Sisu

Técnico do São Bento, Milton Mendes, deixa o clube após acusação de estupro por funcionária de hotel

O Bicentenário de Independência do Brasil - veja a coluna de Vanderlei Testa

Escolas municipais não dispensam alunos em dia de Greve Nacional

Suspeito de armazenar pornografia infantil é preso durante expediente de trabalho em Tietê

CEO e diretor do Diário de São Paulo visitam a Jovem Pan Sorocaba