27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

O "Arraiá da Filó", começa em 9/6 em Sorocaba. Conheça qual é a prece mais usada a Sto. Antônio para encontrar namorado

Arte: VT
Postado em: 02/06/2023

Compartilhe esta notícia:

Por Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário

 

O "Arraiá da Filó", como é chamado a comemoração junina do Santuário de Santa Filomena, em Sorocaba, terá início no dia 9 e encerra em 11 de junho. A cada ano há uma grande expectativa dos frequentadores para os deliciosos quitutes das barracas montadas ao redor do santuário. Além das comidas típicas, terá música ao vivo, brinquedos as crianças, como tobogã e pula-pula,  e quadrilha das “meninas” devotas. Antônio Carlos Castelhano e sua esposa Edna estão organizando o "Arraiá da Filó", com uma equipe de voluntários para enfrentarem a programação que terá muitas horas de duração.

 

Dia 9 de junho das 18h às 23 horas, dia 10, das 14h às 23 h e dia 11, domingo, das 10h às 22 horas. Lembrando o dia festivo de Santa Filomena, dia 10 de cada mês, como uma data que atrai peregrinos de cidades da região e do Estado de São Paulo. Os ônibus com devotos, como mostram as fotos, aumentam a cada ano, motivando inclusive o futuro projeto de acomodações aos peregrinos. No dia 10 de junho o padre Wagner Lopes Ruivo  celebrará a missa às 19h30.

 

A Paróquia de Santo Antônio, do bairro Árvore Grande, tem no seu padroeiro Santo Antônio, no mês de sua celebração, em 13 de junho, a presença de centenas de paroquianos nas bênçãos dos pães e missas. Os freis da Ordem Franciscana, como Frei Gilberto, acolhem os sorocabanos que buscam o santo padroeiro. No dia 13, às igrejas franciscanas lotam de moças, rapazes e pessoas sós, que buscam encontrar  sua “cara metade”.

 

E, para marcar as atrações de junho, dia 12, os namorados trocam presentes, jantam em restaurantes, comemoram em barzinhos e prometem juras de amor eterno, ou de pelos menos a semana em que as músicas românticas estouram nas paradas e nos programas de rádio. As tradicionais “simpatias”, como colocar papel com o nome do pretendente, em  baixo do travesseiro e, pedir a Santo Antônio  que interceda pela conquista do namorado, ou namorada, faz parte das histórias da cidade.

 

A história de Santo Antonio ou Fernando Antônio de Bulhões. O seu nome de nascença. Ele nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195. De família nobre e rica, era filho único de Martinho de Bulhões, oficial do exercito de Dom Afonso e de Tereza Taveira. Sua formação inicial foi feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa. Antônio de Bulhões gostava de estudar e de ficar mais recolhido. Entre as orações a Santo Antônio para encontrar namorado, esta é a preferida: Reze a Santo Antônio e peça a graça de um namoro feliz.

 

“Que eu encontre um namorado que me agrade, seja trabalhador (a), virtuoso (a) e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social”.

 

 

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mesmo com UTIs lotadas, toque de recolher e restrições, isolamento não sobe em SP

Sorocaba registra carreatas "Fora Doria" e "Fora Bolsonaro" no mesmo fim de semana

Bandidos ferem dois policiais e fazem clientes de restaurante reféns

Fabíola protocola emenda para aumento no número de cirurgias em Votorantim

Paço renova contrato e mantém o BOS na UPH da Zona Leste por mais 4 meses

HASTA PÚBLICA UNIFICADA Nº 02/2020 – DIVISÃO DE EXECUÇÃO DE SOROCABA