25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Número de mortes por Covid-19 na Grande SP indica que restrições podem aumentar

Foto: Governo do Estado de SP
Postado em: 18/12/2020

Compartilhe esta notícia:

Thiago Amâncio, FOLHAPRESS


O número de novas mortes por Covid-19 na Grande São Paulo chegou nesta quinta-feira (17) em uma taxa que equivale a mais restrições para conter o avanço do novo coronavírus.


Só a cidade já soma 15.155 mortos pela doença desde o começo da pandemia, mas o que o poder público considera na hora de definir as restrições é o avanço do vírus nas últimas duas semanas.


O estado de São Paulo define as regras de funcionamento de comércios, bares, restaurantes, escritórios e outros serviços no chamado Plano São Paulo, conjunto de regras que divide o avanço da pandemia em quatro níveis.


São eles: vermelho (mais restrito, em que todos os comércios não essenciais devem fechar), laranja (algumas atividades podem funcionar com capacidade limitada a 20%, mas o consumo local em bares é proibido, por exemplo), amarela (funcionamento da maior parte das atividades com capacidade de 40%) e verde (menos restrita).


Hoje, todo o estado está na fase amarela da doença. A região metropolitana chegou a ser classificada na fase verde, mas regrediu, com o avanço de novos casos e internações, e agora está na fase amarela.


Números da prefeitura desta quinta, no entanto, indicam que, consideradas apenas as mortes pela doença, a região tem indicadores para estar na fase laranja.


A taxa de mortes na região metropolitana de São Paulo nas últimas duas semanas chegou a 5,42 óbitos por 100 mil habitantes. Isso já colocaria a região na fase laranja, mais restrita do que a atual, que estabelece uma taxa de 5 mortes por 100 mil habitantes como recorte.


Além disso, a razão entre o número de mortes na região na última semana e o número da semana anterior chegou a 1,12, ou seja, houve um aumento nas mortes entre uma semana e outra. Para ir para a fase laranja, esse número precisa estar entre 1 e 2.


Se a região estivesse hoje na fase laranja, bares e restaurantes teriam que fechar novamente para o público e só poderiam atender em esquema de entrega e retirada e salões de beleza, barbearias e academias precisariam fechar, assim como cinemas.


Esses são os indicadores da região metropolitana. Se considerados apenas os indicadores da cidade de São Paulo, a taxa de mortes por 100 mil habitantes nas últimas duas semanas fica em 4,83, o que colocaria a cidade na fase verde. Por outro lado, a razão entre os mortos da última semana e da semana anterior na capital paulista é de 1,15, isso significa que o número de mortes aumenta em um ritmo mais acelerado do que o da Grande São Paulo.


O que mantém a região metropolitana na fase amarela da doença, e não na laranja, é a ocupação de leitos de UTI (hoje em 67,1%, equivalente à fase verde), e a evolução de novos casos e novas internações.


A preocupação de especialistas é que esses números aumentem nas próximas semanas com as festas de Natal e Réveillon neste fim de ano. Por isso, a recomendação é não se aglomerar, evitar reuniões com pessoas que não vivam na mesma casa e sempre usar máscara.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 25 o número de casos confirmados do novo coronavírus no país

Ciro Gomes reage à contratação de Moro por consultoria ligada à Odebrecht: ‘Malandrão’

Sem receber, motoristas do transporte coletivo de Sorocaba prometem protesto nesta sexta

Doria prorroga quarentena em SP até 31 de maio contra novo coronavírus

INSS altera limite de juros do empréstimo consignado

Prefeitura recupera R$ 18,2 mi em Dívida Ativa por meio envio a Cartório de Protesto