Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Número de faltantes em consultas e exames chega a 31% em maio em Votorantim

Foto: divulgação
Postado em: 14/07/2022

Compartilhe esta notícia:

O número de faltantes em consultas e exames em Votorantim atingiu a taxa de 31% dos agendamentos marcados no último mês de maio. Foram feitos 5.377 agendamentos pela Central Integrada de Regulação de Vagas e as faltas foram 1.666, o que equivale a 31% das vagas disponíveis. As informações são da Secretaria de Saúde de Votorantim, que faz um acompanhamento mensal dos agendamentos e faltas.


Em 2021, também em maio, foram agendados 4.051 pacientes. As faltas somaram 1.053, o que equivale a 26%. No ano de 2021, a média de faltantes de janeiro a maio era de 25%, em 2022, a taxa subiu 3,4 pontos percentuais no mesmo período.


Somente no Mutirão Oftalmológico, que teve início em março deste ano, foram agendadas 4.556 vagas no Hospital Municipal de Votorantim Doutor Lauro Roberto Fogaça, sendo que 996 não foram usadas devido a faltas, o que representa aproximadamente 22% somente nesta especialidade.


Esta situação gera na saúde a fila de espera, pois as demandas não conseguem ser atendidas devido às faltas, o desperdício de recursos, uma vez que, os médicos estão disponíveis para as consultas e exames, mas não há pacientes e o overbook, que resulta em uma tentativa de compensar o número de faltantes agendando uma quantidade maior de pacientes do que o recomendado, para que, assim, não haja horários vagos nas agendas dos médicos.



Como ajudar


O munícipe que estiver disponível para ir até a consulta, mas for para ser atendido em outra cidade ou seja acamado, com mobilidade reduzida, deve acionar a assistente social da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégias de Saúde da Família (ESF), para que possa auxiliar na solicitação do transporte que irá levar e buscar o paciente.


Já o munícipe que não puder comparecer à consulta ou ao exame na data agendada, não deve a retirar a guia, ou caso já tenha retirado, deve devolvê-la a UBS, comunicando a impossibilidade e solicitando o reagendamento. 


Neste caso, a UBS em conjunto com a Secretaria da Saúde podem agendar outro paciente para a vaga destinada, para que a data e horário não fiquem sem pacientes e não sejam desperdiçadas.


É importante que os pacientes mantenham os dados atualizados nas UBSs e ESFs, como endereço e, principalmente, o número de telefone, meio pelo qual a Unidade entra em contato. Também é importante comunicar se adquiriu convênio, ou não tem mais interesse pelas consultas ou exames.



Central de Regulamentação de Oferta de Serviço de Saúde (Cross)


A Central de Regulamentação de Oferta de Serviço de Saúde (Cross) agendou 45.163 consultas e exames no ano de 2021. Até o mês de maio de 2022, foram feitos 23.334 agendamentos. A quantidade oferecida por ano varia de acordo com a demanda, disponibilidade e momento que a saúde enfrenta, como o período de pandemia.


A Diretoria Regional de Saúde (DRS) é a responsável pela distribuição das vagas disponíveis para os 48 municípios atendidos, dentre eles Votorantim. Os exames e consultas são disponibilizados de acordo com a carga horária, e vagas dos médicos do estado, responsáveis pelo atendimento da população.


O Cross faz o agendamento de todas as consultas e exames no município ou fora, nas cidades vizinhas que estiverem com a vaga necessitada disponível. O objetivo é atingir a fila zero, sem filas de espera no atendimento.


O processo de encaminhamento começa na Unidade Básica de Atendimento (UBS) ou na Estratégia de Saúde da Família (ESF), segundo a necessidade, o médico faz a guia que será encaminhada para a Secretaria da Saúde (Sesa) e auditada pelo médico regulador.


Os pacientes que são encaminhados para outros municípios são atendidos em Assistências Médicas Especializadas (Ames) ou em hospitais equipados, que tem estrutura para as consultas, exames e se necessário, cirurgia para o tratamento da doença.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro volta a defender indulto natalino a policiais

Mutirão de Castração abre inscrição para 16 bairros da Zona Norte de Sorocaba

Trecho da Itavuvu é parcialmente interditado neste feriado prolongado

Campanha incentiva renegociação de dívidas a partir desta segunda-feira

Pazuello nega inércia na negociação com a Pfizer e diz que pressionou por recuo nas cláusulas impostas

Sindicato pede ao MP apuração de demissões por justa causa em indústrias