18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Novo ministro da Justiça escolhe coronel da PM para Secretaria Nacional de Segurança Pública

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Postado em: 06/05/2020

Compartilhe esta notícia:

Julia Chaib, Folhapress

O novo ministro da Justiça, André Mendonça, decidiu substituir o general Guilherme Theophilo, secretário nacional de Segurança Pública, e escolheu nomear para o cargo o coronel da Polícia Militar Carlos Alberto de Araújo Gomes.

Theophilo era o único secretário remanescente da gestão de Sergio Moro, que deixou o cargo no último dia 24. Mendonça, ex-advogado-geral da União assumiu o ministério na semana passada.

Gomes, que entrará no lugar do general, é comandante da PM de Santa Catarina e preside o CNCG (Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares). O policial é próximo de aliados de Bolsonaro, como o chefe da Secretaria Geral, Jorge Oliveira.

A troca na Secretaria Nacional de Segurança Pública foi definida em reunião na tarde desta terça (5). Gomes marcou a troca de comando na PM de Santa Catarina para o dia 8 de maio.

Desde o ano passado, Gomes tem articulado junto ao governo uma proposta de Lei Orgânica da PM que, para a classe, garantiria mais autonomia diante de governadores.

Especialistas em segurança pública elogiam a escolha por julgarem que o policial tem conhecimento sobre o setor e tem mais traquejo político, o que poderá facilitar a interlocução com outras políticas.

"Na atual geração de policiais da ativa, Araujo Gomes é um dos mais preparados. Só espero que sua gestão seja menos isolacionista do que o Moro, que tinha excluído as PM", diz o presidente do Fórum Nacional de Segurança Pública, Renato Sergio de Lima.

"Se for agregador, ouvir todas as polícias ele terá boas chances de fazer uma gestão que enfim faça a Senasp funcionar plenamente", continua Lima.

O futuro secretário deverá encontrar resistência entre policiais civis, segundo pessoas ligadas a ele, que não gostam da ideia de serem comandados por um policial militar.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba recebe 124ª Romaria de Aparecidinha reunindo perto de 50 mil pessoas

Renovação do contrato da merenda com empresa investigada gera questionamentos de vereador

Luiz Carlos Rosa, nome da Estação do Parque Vitória Régia - veja a coluna de Vanderlei Testa

Isolamento cai ao menor nível da pandemia apesar de aumento de casos, aponta Datafolha

‘Jogo das Estrelas’ promete reunir o público em prol da solidariedade neste domingo

Sobe para 11 número de casos confirmados de contagiados com covid-19 na Câmara de Sorocaba