24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Novembro azul: Brasil irá registrar cerca de 66 mil novos casos de câncer de próstata até o final de 2020

Foto: divulgação
Postado em: 05/11/2020

Compartilhe esta notícia:

O câncer de próstata é uma doença silenciosa e ainda cercada de muitos tabus. Até o final deste ano, o Brasil deve registrar cerca de 66 mil novos casos da doença, que é uma das mais comuns entre os homens. A estimativa é do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta também que a doença deve tirar a vida de mais de 16 mil pacientes. 

 

Além de não apresentar muitos sintomas no estágio inicial, o diagnóstico desse tipo de câncer ainda enfrenta diversos preconceitos, como os exames de rotina e até a conversa sobre o assunto. Entretanto, pequenos sinais no dia a dia podem indicar a necessidade de procurar atendimento médico.

 

O oncologista Paulo Bispo, do Centro Oncológico Devita, explica que os sintomas são mais frequentes a partir dos 50 anos, quando os homens começam a apresentar um aumento da próstata. "A demora em diagnosticar a doença reduz proporcionalmente as chances de vencer o câncer", alerta o médico. 

 

Paulo explica que, entre os sinais mais comuns, estão:

 

-o aumento da frequência urinária no período noturno, 

-a necessidade de fazer força ao urinar, 

-jato de urina mais fino e fraco, 

-sangue na urina ou no esperma,

-dor durante a ejaculação.

 

Ao apresentar algum desses sintomas o homem deve procurar um urologista para avaliação clínica e laboratorial. “Na maioria das vezes, esses sinais podem estar relacionados a doenças benignas da próstata, mas também podem se referir à presença de um câncer. Somente uma avaliação especializada poderá definir o diagnóstico", explica Bispo.

 

O toque retal, além do exame de PSA (em inglês Prostate-Specific Antigens), também é muito importante no diagnóstico da doença. "Ainda existe muito preconceito por parte do paciente em procurar um médico devido ao exame de toque retal e, infelizmente, isso pode custar muitas vidas", avalia o oncologista, ressaltando a importância de campanhas como o Novembro Azul para conscientizar a população.

 

"Percebemos uma procura maior aos consultórios e uma menor resistência aos exames. No entanto, a Sociedade Brasileira de Urologia apresentou recentemente uma estatística mostrando que mais da metade dos homens com mais de 50 anos nunca se consultaram com urologista. Isso é grave e certamente pode influenciar negativamente nas chances de diagnóstico precoce e cura do câncer de próstata", conclui.

 

Em famílias com histórico da doença, os homens devem prestar atenção aos sinais e procurar acompanhamento médico a partir dos 40 anos. Além disso, também é recomendado manter um estilo de vida saudável, com atividades físicas, alimentação rica em fibras e vegetais, além de evitar o consumo de álcool e tabaco.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Canal 156 da Ouvidora Geral é modernizado e novo formato de atendimento é iniciado

Guedes diz haver quebradeira de empresas no país e defende nova lei de falências

Unimed Sorocaba lança programa para rastreamento precoce de câncer de mama

Homem morre após ser atropelado em linha férrea de Mairinque

Vídeo: Detran divulga imagens reais de acidentes contra imprudência no trânsito

A Segurança Pública em debate no Conseg Sorocaba Sul - veja a coluna de Vanderlei Testa