19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Nova etapa do Mutirão de Castração contempla a região do Barcelona, Vila Hortência e Colorau

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 04/11/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizará, neste mês de novembro, mais uma etapa do Mutirão de Castração de cães e gatos. Desta vez, serão contemplados animais domésticos de moradores da região do Barcelona, Vila Hortência e Colorau. As inscrições gratuitas podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira (8), das 8h às 12h e das 13h às 16h, no Parque dos Espanhóis.


O objetivo do Mutirão de Castração é promover o controle populacional de cães e gatos e, assim, reduzir o número de animais abandonados, além de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população de forma geral. Os animais também serão microchipados.


A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional desses animais domésticos, também diminui a probabilidade de tumor de mama e de próstata, além de doenças infectocontagiosas.


Já, a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas à saúde animal em Sorocaba.


Podem participar desta etapa animais de munícipes residentes nos seguintes bairros: Barcelona, Vila Hortência, Colorau, Além Ponte, Vila Isabel, Vila São Domingos, Vila Razl, Vila Assis, Vila Pinheiros, Vila Piedade, Vila Cristal, Vila Franco, Parado do Alto, Vila Zacarias, Bairro dos Morros, Vila Sábia e João Romão. Serão disponibilizadas, no total, 1.200 vagas.


As cirurgias ocorrerão de 15 a 19 de novembro, em estrutura móvel montada no Parque dos Espanhóis. A ação contará com todas as medidas sanitárias de saúde e segurança, em razão da pandemia da Covid-19, como uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel.


As inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de novembro, das 8h às 12h e das 13h às 16h, no Parque dos Espanhóis, mediante a apresentação do RG, CPF e um comprovante de residência atualizado em nome do morador. O Parque dos Espanhóis está localizado na Rua Campos Salles, s/n°, na Vila Assis.


Cuidados para a cirurgia


Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) por um período de 6 horas, antes da castração.


Os cães devem ser levados para a cirurgia com coleira, guia ou caixa própria de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos igualmente devem ser levados em caixas próprias de transporte, com toda segurança.


Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado no local. Por fim, também é importante levar uma proteção para o seu bichinho de estimação vestir após a realização do procedimento, como uma roupinha pós-cirúrgica ou o colar elisabetano. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3202-8006.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Internações caem no estado, mas casos e mortes por Covid-19 voltam a crescer

Moro se diz ‘perplexo’ com decisão de desarquivar inquérito que mira seu amigo

Guedes reconhece PIB abaixo do esperado, mas diz que ‘economia está voltando em V’

Parada do Orgulho LGBTQIA+ acontece neste domingo em Sorocaba; confira programação

Sertanejo mineiro Victor Chaves é condenado a pagar R$ 20 mil à ex-mulher grávida após agressão

Famosa pelos pratos marrons, Duralex pede recuperação judicial