20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

No primeiro dia da fase emergencial, São Paulo bate recorde de internações por Covid-19

Foto: Fotoarena/Folhapress
Postado em: 15/03/2021

Compartilhe esta notícia:

Victória Damasceno, Folhapress

 

No primeiro dia da fase emergencial, o estado de São Paulo bateu o recorde no número de internações por Covid-19 desde o início da pandemia. São 10.244 pacientes internados, de acordo com dados do governo do estado.

 

Os dados divulgados representam pacientes internados de acordo com a semana epidemiológica. Na primeira onda de infecções em julho de 2020, eram 6.250 pacientes internados. A alta é de 63,9%.

 

A taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 89% no estado e de 90,5% na região metropolitana de São Paulo.

 

A fase emergencial tem como objetivo diminuir a circulação de pessoas, reduzir a disseminação do coronavírus e, assim, evitar o colapso do sistema público de saúde.

 

No último domingo, 14, o índice de isolamento social foi de 50%, uma leve queda em relação ao domingo anterior, que registrou 51%. A tendência, porém, é de crescimento: nos meses anteriores a média neste dia ficou entre 47% e 48%.

 

O governo pretende elevar o isolamento para mais de 50%. Em 2020, as maiores marcas ocorreram entre março e maio, quando o índice marcou 59% em alguns finais de semana.

 

Antes de partir para a fase mais restritiva, o governo Doria implementou a fase vermelha que, entre outras medidas, restringia a circulação de pessoas das 23h às 05h, não permitia o consumo de refeições nos estabelecimentos e mantinha as escolas abertas com restrições e controle de alunos.

 

Não houve queda, porém, no número de casos ou mortes.

 

A fase emergencial tem duração de 15 dias e é a mais restritiva desde o início da pandemia. Durante o período haverá um toque de recolher das 20h às 5h, quando as pessoas devem evitar sair de suas casas.

 

Serviços essenciais autorizados a funcionar durante a fase vermelha sofreram restrições. A retirada de produtos está proibida. Os estabelecimentos podem atender via drive-thru entre as 5h e as 20h e via delivery (24hrs).

 

Praias e parques estão fechados, assim como jogos de futebol foram adiados. Cerimônias religiosas também estão proibidas.

 

Lojas de materiais de construção também devem permanecer fechadas. O teletrabalho (homeoffice) é obrigatório para todos os serviços não essenciais.

 

As aulas estão suspensas. Escolas municipais e estaduais estão autorizadas a continuar abertas apenas para alimentação dos alunos e distribuição de materiais.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mundial no Qatar teve oito jogadores com passagens pelos gramados de Votorantim

Polícia Civil investiga morte de jovem após ser atingido por bala de borracha pela PM

Emissário de esgoto danificado leva mais de 15 dias para ser substituído no Jardim Marli

Prefeitura de Votorantim abre concurso para Agente Comunitário de Saúde

Ato de repúdio contra lei que retoma rodeios em Sorocaba ocorre no sábado

Acidente entre dois veículos deixa trânsito lento na avenida Itavuvu