19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Não estamos atingindo o melhor cenário na busca por vacina, diz consultor da OMS

Jovem Pan News
Postado em: 10/09/2020

Compartilhe esta notícia:

Jovem Pan News

O consultor sênior da Organização Mundial de Saúde (OMS), Bruce Aylward, afirmou nesta quinta-feira (10) que não tem sido atingido o melhor cenário possível na busca por uma vacina para a Covid-19. Durante entrevista coletiva, porém, ele sinalizou que isso não foge muito do esperado — considerando normais as interrupções como a da AstraZeneca nesta semana. A companhia paralisou sua Fase 3 de ensaios clínicos após um paciente do Reino Unido ter reação adversa à vacina. Nesse quadro, Aylward afirmou que deve haver resultados da Fase 3 de testes “no mínimo” no fim deste ano ou no início de 2021.

Já Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS, considerou um “procedimento normal” o fato de a AstraZeneca ter interrompido a Fase 3 de ensaios clínicos de sua vacina. Ela disse, durante a entrevista, que esse é “um lembrete dos altos e baixos” na busca por um imunizante eficaz. Soumya disse que é preciso ainda esperar para se saber detalhes sobre esse episódio. 

A empresa até agora informou que parou o teste diante de um caso de efeito colateral grave à vacina em um dos pacientes no Reino Unido. A cientista-chefe da OMS afirmou, ainda, que os envolvidos agora devem revisar os dados e decidir sobre os próximos passos. Swaminathan ressaltou que é preciso esperar para ver se elas serão de fato eficazes, mas também disse que a maioria das candidatas que superaram a Fase 2 de testes mostrou “resultados promissores” até agora.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receita alerta para retorno de obrigações adiadas na pandemia; algumas contribuições devem ser pagas neste mês

"Foi um tema fácil, mas perigoso", diz professor sobre redação do Enem

Justiça concede liberdade a Daniel Alves com fiança de R$ 5,5 milhões

O adeus do Edy, Páscoa e Vicente - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Sistema de Zona Azul volta a funcionar segunda-feira em Votorantim

Condutores são orientados sobre os riscos de beber e dirigir; ação ocorre nesta 6ª