Por Vanderlei Testa
A inocência de um apelido ou abreviatura de um nome é um ato de carinho das famílias ou dos amigos. Miguel Arcanjo Brandão foi um privilegiado por seus pais. O seu nome de anjo levando consigo o Miguel Arcanjo em sua identidade com certeza o abençoou com o anjo defensor amado por Deus.
A oração de São Miguel tem palavras ungidas. No final do artigo vou colocá-la. Mas o menino Miguel ganhou o apelido de Nenê Brandão e ficou com ele até o fim. Desconheço quando foi o dia que alguém da família o chamou de Nenê.
A amiga e sua irmã Maria Brandão Canineu ou o amigo e seu irmão Ari Brandão poderiam responder. Não perguntei a eles. No entanto, darei a minha versão poética do que penso. Nenê já fomos também todos nós.
Quando nascemos passamos anos ouvindo e não entendendo quando nossos pais, irmãos e parentes falavam: “olha o cabelo do nenê como é preto ou outra tonalidade“. Que nenê fofinho, dizem as tias do Miguel”. No lar do Miguel Arcanjo os irmãos já pensavam: “O chorinho do Miguel parece uma sinfonia. Vai ser cantor quando crescer”.
E foi! Sorocaba ganhou com o grupo musical Madrigal da Rainha uma das mais lindas experiências que ouvi e assisti em cantores e instrumentistas de violas e violões. O estilo “caipira” ou sertanejo elevando as canções sacras e animando celebrações de missas e eventos, arrepiava e tocava fundo o nosso coração.
O Nenê Brandão era um dos cantores e tocador de violão do Madrigal da Rainha. Madrigal tem o seu significado: “Composição vocal polifônica a cappella, ou monódica, com acompanhamento, que busca traduzir as menores inflexões de um poema”.
“Canção pastoral, geralmente de natureza contemplativa, na qual duas ou mais vozes cantam melodias diferentes sobre o mesmo texto”. Rainha como homenagem a Nossa Senhora, complementava o nome do Madrigal.
Hoje o vazio com a ausência do Nenê Brandão no Madrigal da Rainha deixa em todos os seus amigos a ausência da sua alegria. Como um anjo poderoso e vencedor das batalhas espirituais, Miguel Arcanjo Brandão lutou até o final nesta vida, partindo no Dia de São José.
Chegou o seu tempo aqui. Começou lá no Madrigal junto a Rainha Auxiliadora, a Rainha Medianeira de Todas as Graças, a Rainha da paz, a cantar na dimensão dos céus. Que Nenê Brandão possa estar na paz junto ao seu anjo Miguel Arcanjo, sendo conduzido à eternidade onde Deus preparou muitas moradas. A sua fé e exemplo ficarão para sempre entre nós. Suas filhas, Camila, Carina e Angélica têm em si as qualidades humanas e cristãs do pai.
A pandemia do COVID-19 cada vez mais assusta pelo número de mortes diárias. UTIs lotadas. Famílias desamparadas. Confiamos que as preces têm o poder de interceder e dar confiança aos milhões de infectados.
Convido o leitor, independente de sua crença ou fé, a ler esta oração pedindo para se livrar do COVID com a intercessão do Arcanjo Miguel.
Vanderlei Testa escreve aos sábados no www.jornalipanema.com.br e www. facebook.com.br/artigosdovandeleitesta e www.blogvanderleitesta.com
Oração a São Miguel Arcanjo
Glorioso São Miguel Arcanjo,
poderoso vencedor das batalhas espirituais,
vinde em auxílio das minhas necessidades
espirituais e temporais.
Afugentai de minha presença todo mal
e todo ataque e ciladas do inimigo.
Com sua poderosa espada de luz,
derrotai todas as forças malignas
e iluminai meus caminhos
com a luz de tua proteção.
Arcanjo Miguel,
do mal: libertai-me;
do inimigo: livrai-me;
das tempestades: socorrei-me;
dos perigos: protegei-me;
das perseguições: salvai-me!
Glorioso São Miguel Arcanjo,
pelo poder celeste a vós conferido,
sê para mim o guerreiro valente
e conduzi-me nos caminhos da paz.
Amém!