26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Nenê Brandão e o Madrigal da Rainha - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Postado em: 20/03/2021

Compartilhe esta notícia:

Por Vanderlei Testa

 

A inocência de um apelido ou abreviatura de um nome é um ato de carinho das famílias ou dos amigos. Miguel Arcanjo Brandão foi um privilegiado por seus pais. O seu nome de anjo levando consigo o Miguel Arcanjo em sua identidade com certeza o abençoou com o anjo defensor amado por Deus.

 

A oração de São Miguel tem palavras ungidas. No final do artigo vou colocá-la. Mas o menino Miguel ganhou o apelido de Nenê Brandão e ficou com ele até o fim. Desconheço quando foi o dia que alguém da família o chamou de Nenê.

 

A amiga e sua irmã Maria Brandão Canineu ou o amigo e seu irmão Ari Brandão poderiam responder. Não perguntei a eles. No entanto, darei a minha versão poética do que penso. Nenê já fomos também todos nós.

 

Quando nascemos passamos anos ouvindo e não entendendo quando nossos pais, irmãos e parentes falavam: “olha o cabelo do nenê como é preto ou outra tonalidade“. Que nenê fofinho, dizem as tias do Miguel. No lar do Miguel Arcanjo os irmãos já pensavam: “O chorinho do Miguel parece uma sinfonia. Vai ser cantor quando crescer”.

 

E foi! Sorocaba ganhou com o grupo musical Madrigal da Rainha uma das mais lindas experiências que ouvi e assisti em cantores e instrumentistas de violas e violões. O estilo “caipira” ou sertanejo elevando as canções sacras e animando celebrações de missas e eventosarrepiava e tocava fundo o nosso coração.

 

O Nenê Brandão era um dos cantores e tocador de violão do Madrigal da Rainha. Madrigal tem o seu significado: “Composição vocal polifônica a cappella, ou monódica, com acompanhamento, que busca traduzir as menores inflexões de um poema.

 

“Canção pastoral, geralmente de natureza contemplativa, na qual duas ou mais vozes cantam melodias diferentes sobre o mesmo texto”. Rainha como homenagem a Nossa Senhora, complementava o nome do Madrigal.

 

Hoje o vazio com a ausência do Nenê Brandão no Madrigal da Rainha deixa em todos os seus amigos a ausência da sua alegria. Como um anjo poderoso e vencedor das batalhas espirituais, Miguel Arcanjo Brandão lutou até o final nesta vida, partindo no Dia de São José.


Chegou o seu tempo aqui. Começou lá no Madrigal junto a Rainha Auxiliadora, a Rainha Medianeira de Todas as Graças, a Rainha da paz, a cantar na dimensão dos céus. Que Nenê Brandão possa estar na paz junto ao seu anjo Miguel Arcanjo, sendo conduzido à eternidade onde Deus preparou muitas moradas. A sua fé e exemplo ficarão para sempre entre nós. Suas filhas, Camila, Carina e Angélica têm em si as qualidades humanas e cristãs do pai.

 

A pandemia do COVID-19 cada vez mais assusta pelo número de mortes diárias. UTIs lotadas. Famílias desamparadas. Confiamos que as preces têm o poder de interceder e dar confiança aos milhões de infectados.

 

Convido o leitor, independente de sua crença ou fé, a ler esta oração pedindo para se livrar do COVID com a intercessão do Arcanjo Miguel.

 

Vanderlei Testa escreve aos sábados no www.jornalipanema.com.br e www. facebook.com.br/artigosdovandeleitesta e www.blogvanderleitesta.com


Oração a São Miguel Arcanjo

Glorioso São Miguel Arcanjo,

poderoso vencedor das batalhas espirituais,

vinde em auxílio das minhas necessidades

espirituais e temporais.

Afugentai de minha presença todo mal

e todo ataque e ciladas do inimigo.

Com sua poderosa espada de luz,

derrotai todas as forças malignas

e iluminai meus caminhos

com a luz de tua proteção.

Arcanjo Miguel,

do mal: libertai-me;

do inimigo: livrai-me;

das tempestades: socorrei-me;

dos perigos: protegei-me;

das perseguições: salvai-me!

Glorioso São Miguel Arcanjo,

pelo poder celeste a vós conferido,

para mim o guerreiro valente

e conduzi-me nos caminhos da paz.

Amém!

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

"Todes": Justiça suspende lei que proíbe uso de pronomes neutros em Sorocaba 

Pannunzio na Rádio Ipanema: Crespo “continua sendo parlapatão”

Fortes ventos "soltam" placas de prédio e trânsito em trecho da av. Washington Luís é desviado

Em Votorantim, população pode pedir ajuda pelo número 153 nos dias de frio intenso

Parque aquático de Sorocaba terá maior tobogã do mundo e praia artificial, anuncia prefeitura

Bolsonaro cita compromisso e afirma que vai indicar Moro para vaga no STF