19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Nelson Teich recusa convite para ser conselheiro do Ministério da Saúde

Foto: Agência Brasil
Postado em: 23/05/2020

Compartilhe esta notícia:

Camila Mattoso, FOLHAPRESS

O ex-ministro da Saúde Nelson Teich recusou o convite para ser conselheiro do atual titular da pasta, o general Eduardo Pazuello. Ele argumentou que não seria coerente aceitar o posto pouco depois de ter deixado o ministério.


"Agradeço ao ministro interino Eduardo Pazuello pelo convite para ser conselheiro do Ministério da Saúde, mas não seria coerente ter deixado o cargo de Ministro da Saúde na semana passada e aceitar a posição de Conselheiro na semana seguinte", escreveu Teich nas suas redes sociais.


"Quando assumi o MS, o objetivo era trazer um modelo de gestão mais técnica, que aumentasse a eficiência do Sistema e melhorasse o nível de saúde da sociedade. Ser mais técnico não significa apenas uma condução médica mais técnica. Isso seria tratar o problema de forma simplista", continuou o ex-ministro.


"Uma condução técnica do Sistema de Saúde significa uma gestão onde estratégia, planejamento, metas e ações são baseadas em informações amplas e precisas, acompanhadas continuadamente através de indicadores", concluiu Teich, desejando boa sorte ao sucessor.


Teich deixou o Ministério da Saúde após ter sido pressionado por Jair Bolsonaro a fazer mudanças no protocolo de uso da cloroquina no tratamento para o coronavírus. O presidente queria que fosse ampliado o protocolo também para contaminados com sintomas leves, o que Teich se recusou a fazer.


Estudos científicos têm mostrado que a cloroquina não tem eficácia contra o coronavírus e seu uso pode estar relacionado a um aumento no risco de morte por problemas cardíacos, como arritmia.


Com a saída de Teich, o Ministério da Saúde fez as modificações no protocolo exigidas pelo presidente.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia trata queda de menina como “acidente” e “abandono de incapaz”

Votorantim registra mais duas mortes por Covid-19

Prefeitura de Sorocaba promove grande evento “Páscoa no Paço” no dia 8 de abril

‘Está morto’, diz Guedes sobre imposto nos moldes da CPMF

Gasolina a R$ 7 vira trocadilho com 7 de setembro em faixas no Rio, SP e Brasília

Sorocabanos podem participar de passeio gratuito na Locomotiva 58 neste sábado