24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Negociação entre Governo de SP e Naturgy suspende corte de gás na região de Sorocaba

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 31/03/2020

Compartilhe esta notícia:

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (30) a suspensão do corte de abastecimento de gás da empresa Naturgy até 31 de maio, durante a pandemia do novo coronavírus, causador da doença COVID-19. O acordo vai beneficiar quase 90 mil clientes da concessionária que atende a região de Sorocaba.

 

“Já havíamos feito isso com a Comgás e com a GasBrasiliano e agora com esta nova empresa, que entra nessa rede de solidariedade que atinge mais de 2 milhões de clientes de gás natural no Estado de São Paulo”, disse Doria.

A medida passou a valer nesta semana e contempla residências, pequenos comércios (até 500 metros cúbicos), além de serviços médico-hospitalares. Durante o mesmo período, as indústrias terão o consumo mínimo obrigatório (take or pay) suspenso. Essa é a terceira concessionária que adere à solicitação do Governo do Estado.

Deliberação da Arsesp

A deliberação da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) que padroniza as medidas foi publicada na sexta-feira (27), após negociação entre a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), a agência reguladora e as empresas Comgás, GasBrasiliano e Naturgy, que se mostraram solidárias ao pedido do Governo de São Paulo neste período de pandemia.

Cerca de 2,1 milhões de clientes serão beneficiados em todo o Estado, dos quais 240 hospitais entre públicos e particulares. A regra vale para consumidores residenciais e pequenos comércios que consomem até 500 metros cúbicos por mês, conforme a média do primeiro bimestre deste ano, além de equipamentos de saúde. A norma prevê ainda a possibilidade de suspensão da cobrança do volume mínimo de gás contratado e não retirado (take or pay) pelas indústrias atendidas pela Comgás, Naturgy e a GasBrasiliano.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

‘É isso que vocês estão querendo para o Brasil?’, diz Bolsonaro sobre Biden

Prefeitura de Sorocaba amplia assistência Covid em mais 60 leitos na cidade

Votorantim confirma mais uma morte por Covid-19

Serviço de tapa-buracos continuam neste sábado

Fiscalização por videomonitoramento completa um ano e registra 2.885 infrações

Dois PMs são presos por suspeita de executar Marielle Franco