10 de Outubro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Na semana nacional do trânsito, fiscalizações da lei seca reforçam alertas a motoristas

Foto: SSP
Postado em: 20/09/2024

Compartilhe esta notícia:

Mais de 30 mil motoristas serão orientados e submetidos à fiscalização da Lei Seca em todo o estado de São Paulo até o dia 25, data que marca o Dia Nacional do Trânsito. Uma megaoperação coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) teve início na quarta-feira (18). 
 
 
Pelo menos 43 blitz devem acontecer nesses dias, com possibilidade de haver mais a depender da necessidade de cada município. As Operações Direção Segura Integrada serão realizadas em regiões com grandes índices de acidentes, bem como nas imediações onde se concentram bares e baladas. Inspeções também podem acontecer em rodovias que cortam o estado.
 
 
Só do Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar serão empenhados cerca de 20 policiais por blitz. A ação também contará com agentes de outras divisões, como as Polícias Civil e Técnico-Científica, além do Detran.
 
 
Conforme o capitão Fernando Vicentin, do policiamento de trânsito, essas operações são realizadas com o intuito de conscientizar os motoristas e, principalmente, preservar vidas. “Sempre fazemos trabalhos desse tipo e notamos que há multiplicação de informações nas redes sociais sobre a presença da Polícia Militar nas ruas. Isso traz uma maior percepção de segurança e mudança de comportamento também, nós estamos ali porque é errado beber e dirigir. Sempre acham que está tudo bem, mas isso causa risco sério à vida das pessoas”, afirmou.
 
 
Vale ressaltar que dirigir sob efeito de álcool é considerado infração gravíssima. Nesses casos, o valor da multa é de R$ 2,9 mil e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Em casos que o índice do teste do bafômetro superar 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido o motorista é encaminhado a um distrito policial, uma vez que neste nível é considerado crime de embriaguez ao volante. Se condenados, além da multa da suspensão da carteira, eles podem cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a legislação.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Desigualdade entre países prolonga pandemia de covid-19

Bolsonaro sobre manifestações: “cumprindo o que prometeu na campanha”

Vazamento interrompe abastecimento na região de Brigadeiro Tobias

GCMs que salvaram mulher ilhada em alagamento na av. Afonso Vergueiro serão homenageados

Uniten abre novos cursos e inscrições, agora, são online; são oferecidas 300 vagas gratuitas

Votorantim registra cinco casos de sarampo; confira locais de vacinação