24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Na Jovem Pan, Jaqueline dispara: movimento do Centro "parece véspera de Natal"; vídeo

Foto: reprodução
Postado em: 04/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Ao falar que o isolamento social em Sorocaba ainda é necessário para evitar propagação do novo coronavírus, a prefeita Jaqueline Coutinho disse ter "ficado atônita" com o movimento de pessoas no Centro de Sorocaba, após o município entrar na Fase 2 do Plano São Paulo, que flexibiliza a abertura do comércio. O relato da chefe do Executivo ocorreu durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, nesta manhã de quinta-feira (4). 

A prefeita contou que decidiu caminhar pelo Centro nesta quarta-feira (3), para conferir como estava a movimentação de público: "ontem fui ver o movimento do comércio no Centro e eu fiquei atônita, fiquei boba. na [rua Doutor] Braguinha, nos calçadões, parecia véspera de Natal. O isolamento se mantém. Não sei se as pessoas estão ávidas para consumir, ansiosas para saírem de suas casas, mas o isolamento se mantém. A pessoa tem de ter em mente que tem de sair se houver necessidade. Não para atender aquele momento consumista, que nem sempre se consolida. Nem sei se, nesses três dias, houve um consumo maior no comércio. Vi um número de pessoas muito grande", relatou.

Após notar o grande movimento, Jaqueline afirmou ter conversado com o secretário de Segurança Urbana, Marcelo Carriel, para que haja fiscalização. "Ela [a fiscalização] já está ocorrendo no comércio, com medidas de orientação, num primeiro momento", ressaltou. 

"Não é momento de afrouxar medidas sanitárias. Se o comerciante respeitar as medidas, efetivamente teremos de adotar medidas mais firmes, chegando à possibilidade de multa e cassação do alvará", frisou.

"Estaríamos na vala comum"

 
A prefeita exaltou as atitudes de seu governo de enfretamento ao Covid-19, ao alegar que contratou mais leitos para atendimento de pacientes contagiados com a doença. 

"Estaríamos na vala comum se não tivéssemos contratado leitos", disparou, referindo-se sobre a atual lotação de casos de covid-19 que o Hospital Regional 2 "Adib Jatene", registra atualmente. "No [hospital] Adib Jatene, que é hospital regional e referência para atendimento da covid-19 para 48 municípios, temos 30 vagas de UTI. Está com 93% de ocupação. imagine se não tivéssemos contratado leitos", destacou durante a entrevista. "De fato, observamos, nos últimos dias, desde quinta-feira passada, aumento de casos de confirmados e aumento no número de óbitos e de taxa de ocupação também. Fomos cautelosos e aumentamos número de leitos na santa casa, de 20 para 30 leitos", informou a prefeita. 


Jaqueline também relatou que a ocupação do Hospital de Campanha, criado na Arena Multiuso, aumentou nos últimos três dias. "Semana passada não tínhamos taxa de ocupação alta, mas já temos 40% de taxa do hospital de campanha [nesta semana]". 


Ainda, a prefeita respondeu a críticas populares de que seu governo não flexibilizou ainda mais atividades comerciais. "Muita gente fala: "ai, a Jaqueline não quer retomar o comércio, não reabriu academia, abriu comércio somente por 4 horas". Nós, prefeitos, temos de nos adequar a aquilo que foi proposto e determinado pelo governador", defendeu. 

Já sobre seu pedido negado para que Sorocaba fizesse progressão para a fase 3 do Plano São Paulo, que autorizaria a abertura de bares, restaurantes e salões de beleza, com restrições, a prefeita respondeu: "não é a Jaqueline, prefeita, querer se curvar à vontade do Estado. É uma imposição legal. Se eu o fizesse, certamente o Ministério Público iria se manifestar". 

 

Assista a partir de 1:30:00

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Botox comercializado na Europa será livre de testes em animais

Total de recuperados da Covid-19 sobe para 20.205 em Sorocaba

Fuzil, centena de munições e tijolos de skank são apreendidos na Zona Leste de Sorocaba

Guarda Civil Municipal detém mais dois por tráfico de drogas no Jardim Itanguá

Doria anuncia nesta sexta se Sorocaba evoluirá para Fase Amarela

Adote um artista - confira a coluna de José Simões