Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Mutirão de Castração de cães e gatos também contemplará região do Cajuru neste mês de agosto

Postado em: 04/08/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), também realizará, nesta quinta e sexta-feira (5 e 6), das 8h às 12h e das 13h às 16h, as inscrições gratuitas para o Mutirão de Castração de cães e gatos voltadas a moradores da região do Cajuru. Os interessados deverão comparecer ao estacionamento que fica ao lado da escola E.E. “Professor José Quevedo”, localizada na Avenida Paraná, 3.726, no Cajuru.


“Neste mês de agosto, realizaremos duas etapas do Mutirão de Castração em Sorocaba, atendendo centenas de animais, como parte dessa importante política pública para garantir a qualidade de vida dos pets em nossa cidade. Estamos disponibilizando 480 vagas para a região de Aparecidinha e, agora, mais 480 vagas para a região do Cajuru, totalizando quase mil castrações”, destaca o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Prieto.


O objetivo do Mutirão de Castração é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhora da qualidade de vida dos animais domésticos e da população em geral. A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama ou de próstata e males infectocontagiosos.


Já, a identificação por microchip permite a possibilidade de devolução de animais perdidos ou a responsabilização por abandono, contribuindo para o bem-estar dos animais, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.


O Mutirão de Castração vai atender, nesta etapa, cuidadores de cães e gatos residentes nos seguintes bairros: Cajuru do Sul, Terras de Arieta, Jardim dos Reis, Jardim Nilton Torres, Vila Dálmatas e Jardim Eliana.


Serão destinadas 480 vagas, sendo 240 para o dia 5 e mais 240 para o dia 6 de agosto. Para a inscrição, os tutores de cães e gatos deverão levar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado em seu nome. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3202-8006.


Cuidados para castrar os animais


A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade promoverá as cirurgias de castração nos dias 11 e 12 de agosto, no estacionamento da E.E. “Professor José Quevedo”. Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados prévios com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) por um período de 6 horas antes da castração.


Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas próprias de transporte, com toda segurança.


Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado. Por último, o cuidador do bichinho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal, após a realização do procedimento, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

UBS Aparecidinha realiza “Balada da Saúde” neste sábado

Estreia o espetáculo “ENTRE” no MACS - veja a coluna de Cultura de José Simões

Boteco do Urbano: ”Ser cover é mais que ser fã” 

Bolsonaro diz que não pode ser ameaçado e seria um golpe isolar o presidente

Polícia Civil, Rotary Club e Urbes arrecadam mais de 230 cestas básicas para a campanha #AFOMENAOEFAKE

SP criará comitê e deve preparar leitos de hospital depois da confirmação do 1º caso de coronavírus