Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Mutirão de Castração de cães e gatos oferece vagas para a região do Jd Zulmira, Vila Barão e Nova Esperança

Postado em: 08/12/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizará nesta quinta e sexta-feira (9 e 10), das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, as inscrições para mais uma etapa do Mutirão de Castração de cães e gatos. Desta vez, serão contemplados os animais de estimação de moradores da região do Jardim Zulmira, Vila Barão e Nova Esperança. Serão disponibilizadas 500 vagas nessa ação.

 

O intuito da iniciativa municipal é promover o controle populacional de cães e gatos e, assim, reduzir o número de animais abandonados, além de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população de forma geral. Os cães e gatos também serão microchipados.

 

Podem participar animais de munícipes residentes nos seguintes bairros: Jardim Zulmira, Vila Barão, Nova Esperança, Humberto de Campos e Vila São João.

 

Já, as cirurgias ocorrerão nos dias 16 e 17 de dezembro, em estrutura móvel montada no Instituto Humberto de Campos, localizado na Rua Humberto de Campos, 377, no Jardim Zulmira. A ação contará com todas as medidas sanitárias de saúde e segurança, em razão da Covid-19, como uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel.

 

Para se inscrever, o morador deve apresentar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado em seu nome. A Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema está localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3202-8006.

 

Castração e microchip

 

A castração do animal doméstico, além de ser o método mais garantido para o controle populacional desses animais, também diminui a probabilidade de tumor de mama e de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

 

Já, a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas à saúde animal em Sorocaba.

 

Cuidados para a cirurgia

 

Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) por um período de 6 horas, antes da castração.

 

Os cães devem ser levados para a cirurgia com coleira, guia ou caixa própria de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos igualmente devem ser levados em caixas próprias de transporte, com toda segurança.

 

Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado no local. Por fim, também é importante levar uma proteção para o seu bichinho de estimação vestir após a realização do procedimento, como uma roupinha pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PT pede abertura de extrato de gastos do cartão de Bolsonaro

Caixa lançará na terça aplicativo para cadastro em renda emergencial

NOVOS VEREADORES: Cristiano Passos quer priorizar ações voltadas a crianças e adolescentes

Algumas lições aprendidas sobre trabalho

Perseguição policial termina com quatro mortos na rodovia Presidente Dutra

Número de mortes por coronavírus ultrapassou 1 mil nesta segunda