18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Mutirão de Castração de animais na região da Vila Hortência receberá inscrição a partir de quarta

Foto: Assis Cavalcante/Agência Sorocaba
Postado em: 25/11/2019

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), receberá a partir de quarta-feira (27) a inscrição de moradores da região da Vila Hortência para mais uma etapa do Mutirão de Castração de cães e gatos. As inscrições gratuitas serão realizadas até sexta-feira (29), das 8h às 12h e das 13h às 16h, no Parque dos Espanhóis.

 

O objetivo da iniciativa municipal é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem aproximadamente 200 mil cães e gatos.

 

A Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, responsável pela ação, enfatiza a importância de quem se inscrever para levar seu animal de estimação no mutirão compareça no dia e horário agendado para a cirurgia. Na última etapa do mutirão, realizado na região da Vila Haro, tutores de 101 animais não compareceram. Com a ausência, além de perder a chance de castrar gratuitamente seu bicho de estimação, ainda tira a oportunidade de outro cão ou gato ser beneficiado.

 

Os bairros contemplados nesta etapa do mutirão serão: Vila Hortência, Além Ponte, Vila Assis, Vila Cristal, Vila Isabel, Vila Matielo, Vila Piedade, Vila Pinheiros, Jardim Gutierres, Jardim Rosária Alcoléa, Residencial Villagio Sola e Jardim Prestes de Barros.  As cirurgias de castração ocorrerão nos dias 2 e 3 de dezembro também no Parque dos Espanhóis.

 

Os moradores interessados em castrar seus animais de estimação devem levar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado, em seu nome, no ato da inscrição. As vagas são limitadas. O Parque dos Espanhóis fica na rua Campos Salles, s/nº, na Vila Assis.

 

Por que castrar?

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

 

Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde.

 

O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba. Mais informações sobre a castração podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, pelo telefone (15) 3202.8006.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Motoristas pegam trânsito congestionado na descida para o litoral paulista na noite de quinta-feira

Crespo quer devolver 160 mil livros gratuitos para gastar R$ 10 mi em apostilas

Vacina chinesa CoronaVac começa a ser testada no Hospital das Clínicas

Prefeitura viabiliza obras de revitalização da área de lazer do CDHU no Cajuru

Surto de covid-19 em detentos é registrado em penitenciária da região

Campanha do Agasalho arrecada 1.500 peças em 15 dias