20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Mutirão de Castração abre inscrição para bairros da Zona Norte de Sorocaba

Postado em: 21/12/2018

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), abrirá no dia 2 de janeiro a inscrição gratuita para mais uma etapa do Mutirão de Castração de cães e gatos em bairros da Zona Norte da cidade. Desta vez serão beneficiados 19 bairros da região do Jardim Brasilândia, Vila Fiori e Mineirão. Os animais além de serem castrados, ganharão um microchip de identificação.

“O nosso objetivo é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos”, afirma o secretário da Sema, Jessé Loures. O mutirão será realizado até fevereiro de 2019. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem aproximadamente 200 mil cães e gatos.

Os bairros contemplados nesta edição serão: Jd. Alvorada, Jd. Brasilândia, Jd. Ferreira, Jd. Formosa, Jd. Guadalupe, Jd. Germiniani, Jd. Helena Cristina, Jd. Hungarês, Jd. Maria Cristina, Jd. Montevideo, Jd. Santo André II, Jd. São Conrado, Jd. São Lourenzo, Vila Almeida, Vila Fiori, Vila Melges, Vila Mineirão, Vila Netinho e Vila Sonia. As cirurgias de castração ocorrerão nos dias 8, 9 e 10 de janeiro no Mercado Distrital.

 Por que castrar?

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

Como se inscrever

A inscrição será realizada nos dias 2, 3, 4, 5 e 7 de janeiro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Mercado Distrital, localizado na rua Benedito Galdino de Barros, s/nº, na Vila Netinho.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, para realizar a inscrição o tutor do animal deve levar RG, CPF e um comprovante de residência atual. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202.8006, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

UNIP promove lives com atleta da Seleção Brasileira de Handebol e especialista em Psicologia voltada ao RH

URGENTE: Imagens impressionantes mostram explosão em Beirute, no Líbano; assista

Vacinação contra covid-19 começa na quarta-feira (20), anuncia o ministro da Saúde Eduardo Pazuello

Justiça suspende proibição de venda de bebidas alcoólicas após 20h

Força-tarefa afirma ter encontrado 16 escorpiões em Sorocaba em 3 dias da ação

Motorista é flagrado com mercadoria contrabandeada; carga somava R$ 210 mil