26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

MPF quer que pastor Valdemiro Santiago pague indenização por falsa cura da Covid-19

Jovem Pan News
Postado em: 04/08/2020

Compartilhe esta notícia:

Jovem Pan News

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública para que o pastor Valdemiro Santiago e a Igreja Mundial do Poder de Deus, da qual Valdemiro é líder, paguem R$ 300 mil como indenização por danos sociais e morais coletivos. O caso é o da divulgação de três vídeos em que o religioso anunciava a venda de sementes de feijão com a promessa de cura da Covid-19. Na ocasião, o pastor chegou a citar uma fiel cuja recuperação do novo coronavírus aconteceu usando os feijões — e que a eficácia estaria comprovada por atestado médico.

O Ministério da Saúde também vai responder à ação, representado pela União, por ter removido do site oficial um alerta contra os anúncios do pastor Valdemiro. A publicação tinha sido feita à pedido do MPF e ficou no ar por poucos dias. Ela foi removida sem explicações e não foi repostada. O MPF destaca que o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus incorreu em prática de abuso da liberdade religiosa e colocou em risco a saúde pública ao induzir seus fiéis a comprarem um produto sem comprovação.

A dignidade da proteção constitucional que tutela a liberdade religiosa não constitui apanágio para a difusão de manifestações (ilegítimas) de lideranças religiosas que coloquem em risco a saúde pública, que explorem a boa-fé das pessoas, com a gravidade adicional de que isso ocorre com a reprovável cooptação de ganhos financeiros, pois ancorados em falsa premissa terapêutica, às custas da aflição e do sofrimento que atinge a sociedade”, ressaltou a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC-SP), órgão do MPF em São Paulo.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Crianças aprenderam sobre os riscos dos agrotóxicos no último dia do curso de férias

Justiça autoriza aborto em menina de 10 anos grávida após estupro no Espírito Santo

Condenado a 60 anos por estuprar as filhas em Sorocaba é preso no Paraná

Diversidade racial na publicidade vive estagnação, indica pesquisa

Prefeitura de Votorantim inicia obra de recapeamento da avenida Santos Dumont

Caminhoneiro morre após cair de ponte com veículo; tragédia ocorreu no município de Tietê