19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

MP abre inquérito para apurar manobras de Crespo no Orçamento de 2017

Postado em: 30/04/2019

Compartilhe esta notícia:

O Ministério Público abriu inquérito civil contra o prefeito José Crespo (DEM) para investigar a prática de crime por atos de improbidade administrativa por um remanejamento de verbas de 42% sem autorização da Câmara Municipal, segundo apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) no orçamento de 2017. O valor é mais do que o dobro do permitido pela Lei Orçamentária Anual daquele ano, limitado em 20%.

O promotor Orlando Bastos Filho deu um prazo de 10 dias para que a Prefeitura de Sorocaba apresente a sua defesa. Ele também solicitou do Tribunal de Contas a documentação que comprovaria tal movimentação.

De acordo com o TCE, em seu relatório, a abertura de créditos adicionais e realização de transferências, remanejamentos e/ou transposição correspondente a 42,88% da dotação orçamentária inicial, com parte das alterações efetuadas por decreto, sem a prévia autorização da Câmara, foi motivo de um apontamento contra a Prefeitura.

A prática fere o artigo 167 da Constituição Federal e a Lei Orçamentária Anual de 2017, que previa o limite de 20% para este tipo de remanejamento.

O pedido, feito pelo presidente da Comissão de Economia da Câmara, Hudson Pessini (MDB), visa que seja acolhida a denúncia e que o Ministério Público proponha Ação Civil Pública, em razão do prefeito “ter praticado atos de improbidade administrativa ofensiva aos princípios da legalidade, honestidade e lealdade às instituições, além do art. 167 da Constituição, condenando-o na forma do art. 11 e 12, da Lei Federal n. 8.429/92”. As penalidades para esse crime são perda da função pública, a suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa civil.

O documento protocolado no MP pede também que o órgão denuncie à Câmara Municipal de Sorocaba, com base em possível violação ao inciso VII, Art. 4º, do Decreto-Lei n. 201 de fevereiro de 1967, de prática de infração político-administrativa, que tem como uma de suas punições previstas a cassação do Prefeito Municipal.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mandetta: Sem isolamento, Brasil viveria tragédia de proporções inimagináveis; assista a entrevista

"Foi um tema fácil, mas perigoso", diz professor sobre redação do Enem

Planeta recebe premiação do ranking Intec do Brasil 2023

Polícia Civil prende dupla suspeita de assaltar farmácia em Votorantim

Interior do estado de SP passa a capital em número de novos casos de coronavírus

Equipes do “HumanizAção” acolhem 15 pessoas em situação de rua neste domingo