Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Moradores reclamam de bailes funks em Sorocaba:

Foto de setembro / Foto: reprodução/Facebook
Postado em: 16/12/2019

Compartilhe esta notícia:

 

Moradores de diversos bairros de Sorocaba procuraram o Ipa Online para reclamar de bailes funks que vem ocorrendo todos os fins de semana, principalmente durante a madrugada. 


Pessoas que moram no bairro Vitória Régia e Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério reclamaram da perturbação de sossego causada não somente por músicas altas, mas também porque o público frequentador destes pancadões fecham ruas e causam tumulto durante as festas. 


Uma motorista de aplicativo relatou neste domingo (15), inclusive, que seu carro foi danificado no Vitória Régia, durante um destes bailes e teve prejuízo de R$ 700. Já outro, morador do Habiteto, neste mesmo dia, desabafou: "ninguém dorme com o barulho".

 

O Ipa Online questionou a Polícia Militar a respeito da chamada Operação Pancadão. A ação visa coibir a criminalidade e perturbação de sossego que costuma ocorrer nos locais de reclamação.

 

Confira a resposta da PM:

"A Polícia Militar desenvolve rotineiramente ações e operações pontuais com vistas à manutenção da ordem pública, em especial relacionadas a aglomerações de pessoas, eventuais interdições de vias, veículos em direção perigosa, perturbação de sossego entre outras nos bairros Vitória Régia, Paineiras, Habiteto, Ipiranga e outras regiões da cidade.

Durante os finas de semana deste ano de 2019 foram realizadas 329 operações específicas, visando a saturação e pontos de estacionamentos nos locais com histórico de aglomeração de pessoas, a fim de coibi-las e de potencializar a ação de presença para melhor garantir a segurança de todos.


Em monitoramento, percebe-se que os participantes desse tipo de evento se reúnem em determinados pontos e, caso haja dispersão com a presença da Polícia Militar, migram rapidamente para outros locais para continuar seu intento e tal ação migratória repete-se por toda a noite, sendo, portanto, necessária a mobilização constante do efetivo da Polícia Militar.

A Polícia Militar responde a outras demandas de ocorrências com critérios de prioridade, tendo de conciliar as operações e solicitações versando sobre diversos delitos com as perturbações de sossego causadas pelos “bailes funk” com interdição de via pública, atendendo prioritariamente àquelas que envolvam perigo à vida e à integridade física da pessoa humana.

Especificamente nesse final de semana de 13 a 14 de dezembro de 2019 foi desencadeada a “OPERAÇÃO PAZ E PROTEÇÃO” e “BLOQUEIO” nos bairros Vitória Régia, Paineiras, Nova Habiteto, Nova Esperança, Ipiranga e Jardim dos Estados com fim de inibir a formação de “Pancadões” e de eventualmente dispersá-lo caso houvesse viabilidade técnica, ocasião em que centenas de pessoas e veículos foram abordados, gerando prisões, autuações e recolhimentos de veículos.


A população sempre pode contribuir com o trabalho da Polícia Militar, realizando denúncias pelos telefones 190 e 181, registrando os delitos ocorridos para subsidiar o planejamento operacional da Polícia Militar, bem como participando das reuniões dos Conselhos de Segurança Comunitária (Conseg). "

 

Vídeo publicado no Facebook em novembro

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

GCM detém adolescente duas vezes em menos de 7 dias por tráfico de drogas

Mais de 150 estabelecimentos comerciais são fiscalizados durante a semana de reabertura no Centro de Sorocaba

Apesar de fala de Bolsonaro, Anvisa mantém regra restritiva para receita de cloroquina

Justiça anula título de doutor honoris causa de Lula em universidade de Alagoas

Lula supera Doria como cabo eleitoral no 2º turno de São Paulo, aponta Datafolha

Famosos torcem por saída de Karol Conká no paredão do BBB 21