A Série A é logo ali!
Na última rodada da Série B, que aconteceu no fim de semana, o que não faltou foi emoção, e terminou com Mirassol, Sport e Ceará garantindo as últimas vagas na elite do futebol brasileiro (o Santos já havia garantido o acesso e o título com três rodadas de antecendência).
Neste domingo (24), quatro equipes brigavam por três vagas: Novorizontino, Mirassol, Sport e Ceará.
Deles, apenas o Sport precisava vencer e torcer por tropeço de um dos seus adversários. E aconteceu.
Festa em Recife
Na Ilha do Retiro, com dois gols de Lucas Lima (que pertence ao Santos), o Leão venceu o Peixe por 2x1 e contou com a derrota do Novorizontino por 1x0 para o Goiás, em Goiânia.
O Sport retorna à primeira divisão depois de três anos.
Decepção no interior paulista
Já a equipe de Novo Horizonte (SP), que chegou a brigar pelo título com o Santos e precisava apenas de um empate ontem (24), ficou pelo caminho pelo segundo ano consecutivo. A equipe de Eduardo Baptista ia se garantido com o empate sem gols em Goiânia. Porém, aos 37 minutos da segunda etapa, Paulo Baya fez o gol do Esmeraldino e acabou com o sonho do Tigre.
Em 2023, o Novorizontino ficou na mesma quinta colocação, brigando pelo acesso também até a última rodada.
O Vozão voltou!
O Ceará empatou com o já rebaixado Guarani em Campinas por 0x0 e contou com a derrota do Novorizontino para o Goiás, e garantiu, assim, o retorno depois de dois anos no segundo escalão do Futebol Brasileiro.
O Vozão vinha de nove vitórias nos últimos onze jogos, o que o fez pegar o elevador na tabela de classificação e chagar ao sonhado acesso. A equipe de Léo Condé terminou na quarta colocação com os mesmos 64 pontos do Novorizontino, porém, com uma vitória a mais.
Bem-vindo, Leão!
A grande surpresa nesse G4 foi o Mirassol.
A equipe do interior de SP, que em 2020 estava na série D do Brasileiro, chega à elite numa ascensão meteórica: foram três acessos em cinco temporadas.
O Leão subiu da D para a C em 2020, da C para a B em 2022 e agora da Série B para a Série A em 2024.
Iury Castilho, aos 15 minutos do primeiro tempo fez o gol da vitória por 1x0 sobre a Chapecoense. Essa é a primeira vez que o Mirassol chega à elite do futebol brasileiro.