19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ministro Marcos Pontes inaugura 1º Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 do país no PTS dia 25

Foto: Agência Brasil
Postado em: 03/06/2021

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba receberá, no dia 25 de junho, em horário a definir, a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, para a inauguração do primeiro Centro de Excelência em Tecnologia (CET) 4.0 do país, que será implantado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), em uma parceria com a Prefeitura de Sorocaba e o Governo Federal. Inicialmente prevista para o início do mês, a nova data foi confirmada pela assessoria do ministro.

 

O CET 4.0 será um espaço voltado ao desenvolvimento de tecnologia com o conceito de Indústria 4.0, baseado em inovações, como internet 5G, automação, robótica e Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), permitindo a comunicação entre máquinas. O avanço está sendo considerado também uma nova revolução industrial e tem o propósito de ampliar a competitividade das indústrias brasileiras no cenário mundial.

 

A escolha da Região Metropolitana de Sorocaba para a instalação do primeiro Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 é estratégica e beneficiará não apenas as grandes companhias. Empresas de todos os portes e que compõem a rede de fornecedores dessas empresas-âncoras também podem solicitar o suporte do Parque Tecnológico de Sorocaba, o que representa uma enorme contribuição para essas organizações individualmente, assim como para todo o ecossistema de negócios que envolve a região.

 

O CET 4.0 é uma iniciativa que conta, além da parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de Sorocaba, com o apoio de instituições de ensino, centros de pesquisa, consultorias especializadas e todos os parceiros envolvidos no ambiente da produção industrial. “O Parque Tecnológico de Sorocaba será o local que vai reunir todo esse conhecimento e se transformar no vetor de evolução tecnológica direcionada às indústrias. A atuação regional deverá se tornar uma referência em tecnologia 4.0 para todo o país”, ressalta o presidente do PTS, Nelson Cancellara.

 

Os recursos para a criação do CET 4.0 virão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com investimento da ordem de R$ 500 mil, e outros R$ 500 mil oriundos de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Vitor Lippi.

 

Tudo que for criado no Centro de Excelência estará disponível em uma plataforma digital acessível para empresas de todo o país, as quais poderão replicar essas experiências de êxito colocadas em prática aqui. A ideia é que Sorocaba se torne o polo irradiador desses novos conhecimentos para o Brasil todo. O projeto de implantação de tecnologia 4.0, ao mesmo tempo, se alinha às ações voltadas para o desenvolvimento econômico do município, abrangendo desburocratização, criação de incentivos fiscais para atração e retenção de empresas e capacitação de mão de obra especializada.

 

O acesso às informações e conhecimentos a serem produzidos pelo CET 4.0 do Parque Tecnológico de Sorocaba será por meio de uma plataforma on-line que já está sendo desenvolvida. “Este importante Centro de Tecnologia 4.0 que está sendo criado será nosso braço forte na atualização tecnológica que Sorocaba precisa e nos ajudará na retomada da posição de protagonismo e liderança regional da nossa cidade”, afirma o prefeito Rodrigo Manga.

 

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Mostra Brasileira de Foguetes

 

Outro evento na agenda do ministro Marcos Pontes em sua visita a Sorocaba será a participação na entrega de medalhas da 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), organizadas pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). O ministro Marcos Pontos, que também é engenheiro e astronauta, é o convidado de honra para fazer as homenagens aos alunos vencedores dessas edições das competições.

 

Esses eventos científicos são anuais e envolvem a participação de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio, com recursos majoritariamente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao MCTI, e têm também o patrocínio da Universidade Paulista (Unip).

 

As disputas servem de estímulo para que os estudantes desenvolvam interesse pela área científica e exerçam seu conhecimento. Nessas últimas edições, entre as 25 escolas vencedoras no município, 11 são públicas, sendo que duas delas, E.M. Dr. Getúlio Vargas e E.M. Matheus Maylasky, integram a rede municipal de ensino.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Detento em ‘saidinha’ de Dia das Mães é preso ao ser flagrado com celular roubado

Bandidos rendem pai com filha no colo, roubam carro e colidem ao fugir da PM

Prefeito Rodrigo Manga passa a integrar Diretório Nacional do Republicanos

Prefeitura de Sorocaba divulga programação especial do Novembro Azul nas 33 UBSs

Unimed Sorocaba completa 48 anos com ampliações importantes e solidificação como centro transplantador

Elize Matsunaga vira motorista de aplicativo no interior de SP