A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba recebe, nesta sexta-feira (3), às 9 horas, a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.
Conforme o divulgado pelo hospital, o encontro servirá para dar início a uma parceria voltada para uma pesquisa de medicação de combate ao Covid-19.
A Santa Casa receberá a Carreta do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações, que ficará no estacionamento, e por 1 mês essa carreta ali permanecerá estacionada, onde serão incluídos no estudo até centenas de munícipes.
"Este é um momento importante para a Santa Casa de Sorocaba, pois ela foi escolhida juntamente com outras 04 instituições do Brasil para participar da pesquisa do Ministério, que busca a inclusão de pacientes com a Covid-19 para participar dos estudos clínicos com o medicamento nitazoxanida", diz o hospital em nota.
A intenção do projeto é verificar se é possível inibir a replicação do vírus nos pacientes com a mesma eficácia que teve nos testes com células vivas infectadas.
O estudo na cidade de Sorocaba será feito através de pessoas voluntárias que possuam os critérios exigidos. Este estudo será realizado em pessoas infectadas pela Covid-19 no seu estado inicial.
Os critérios para participar deste estudo são:
• Pessoas com até 3 dias de sintomas gripais (tosse, febre e dificuldade em respirar).
• Ser maior de 18 anos.
• Não estar grávida.
• Não estar em tratamento oncológico.
Como funcionará?
Os interessados em voluntariar-se nesse estudo deverão dirigir-se até a UPH Zona Leste para passar pela pré-triagem, onde serão avaliados; os que preencherem os critérios exigidos serão encaminhados para a carreta do Ministério no local e horário pré-determinado.
A triagem já está sendo realizada na UPH Zona Leste exclusivamente, inicialmente no período da manhã, não podendo dirigir-se à santa casa diretamente.