19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ministro da Cidadania virá a Sorocaba para participar de Fórum Nacional contra as Drogas

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 02/06/2021

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba será sede, neste mês de junho, do Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas. O encontro terá a presença do ministro da Cidadania, João Roma, que confirmou sua vinda à cidade para o próximo dia 21. Na ocasião, será assinado termo de cooperação entre a Prefeitura de Sorocaba e o Governo Federal, para viabilizar a realização de programas de políticas de prevenção e combate às drogas no município.

 

O anúncio foi feito pelo próprio ministro ao prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, durante reunião nesta terça-feira (1), em Brasília. Também participaram o secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), Quirino Cordeiro Júnior, e o deputado federal Marcos Pereira, além da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato, do secretário municipal da Cidadania, Clayton Lustosa, e de técnicos da Prefeitura.

 

“Fiquei muito feliz em receber essas duas notícias. São motivo de orgulho e reconhecimento para toda Sorocaba. Como vice-presidente de Políticas Contra as Drogas, da Frente Nacional de Prefeitos, busco defender, ainda mais, essa bandeira e recuperar, não somente os dependentes químicos, como resgatar também suas famílias, que sofrem junto”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

 

Sorocaba assinará esse pacto diretamente com a Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), que também está responsável pela articulação do Fórum. A medida viabilizará a realização de uma série de iniciativas no munícipio, paulatinamente, voltadas, sobretudo, à capacitação de comunidades terapêuticas, fortalecimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e na prevenção durante a primeira infância junto a gestantes e lactantes.

 

A cidade também fará parte do Sistema Nacional de Prevenção nas Escolas e dos seguintes programas: Aquisição de Alimentos nas Escolas; Forças no Esporte (Profesp) e Brasil mais Empreendedor (ação nas comunidades terapêuticas). “São iniciativas que não serão promovidas todas de uma só vez, mas gradativamente. O importante é Sorocaba estar incluída em todas essas frentes”, complementa o prefeito.

 

Quanto à realização do Fórum Nacional, será alusivo à Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, que ocorre de 21 a 26 de junho. A inciativa, cuja primeira edição ocorreu em junho do ano passado, em Brasília, e da qual o próprio Rodrigo Manga participou como convidado, é promovido pelo Ministério da Cidadania e reúne sociedade civil, autoridades e profissionais que atuam na área de políticas públicas sobre drogas no Brasil.

 

O objetivo, por meio dessa mobilização, é somar esforços para o enfrentamento e prevenção ao uso de drogas e na conscientização da sociedade quanto aos problemas decorrentes do uso de psicoativos. A proposta é buscar alternativas consistentes para o cuidado e a reinserção social das pessoas que enfrentam a dependência química.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Controle de embarque e desembarque na rodoviária põe agentes a multar motoristas

Confira o ranking de cursos mais procurados no Conservatório de Tatuí

Ação interditou 11 locais no final de ano por causa de festas clandestinas em São Paulo

Educação de Jovens e Adultos atende mais de 200 alunos em 10 unidades escolares de Sorocaba

Seis bairros serão atendidos pelo tapa-buracos nesta segunda e terça-feiras

Fiocruz alerta para alta de casos de covid-19 em quatro estados