Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ministro da Cidadania virá a Sorocaba para participar de Fórum Nacional contra as Drogas

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 02/06/2021

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba será sede, neste mês de junho, do Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas. O encontro terá a presença do ministro da Cidadania, João Roma, que confirmou sua vinda à cidade para o próximo dia 21. Na ocasião, será assinado termo de cooperação entre a Prefeitura de Sorocaba e o Governo Federal, para viabilizar a realização de programas de políticas de prevenção e combate às drogas no município.

 

O anúncio foi feito pelo próprio ministro ao prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, durante reunião nesta terça-feira (1), em Brasília. Também participaram o secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), Quirino Cordeiro Júnior, e o deputado federal Marcos Pereira, além da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato, do secretário municipal da Cidadania, Clayton Lustosa, e de técnicos da Prefeitura.

 

“Fiquei muito feliz em receber essas duas notícias. São motivo de orgulho e reconhecimento para toda Sorocaba. Como vice-presidente de Políticas Contra as Drogas, da Frente Nacional de Prefeitos, busco defender, ainda mais, essa bandeira e recuperar, não somente os dependentes químicos, como resgatar também suas famílias, que sofrem junto”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

 

Sorocaba assinará esse pacto diretamente com a Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), que também está responsável pela articulação do Fórum. A medida viabilizará a realização de uma série de iniciativas no munícipio, paulatinamente, voltadas, sobretudo, à capacitação de comunidades terapêuticas, fortalecimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e na prevenção durante a primeira infância junto a gestantes e lactantes.

 

A cidade também fará parte do Sistema Nacional de Prevenção nas Escolas e dos seguintes programas: Aquisição de Alimentos nas Escolas; Forças no Esporte (Profesp) e Brasil mais Empreendedor (ação nas comunidades terapêuticas). “São iniciativas que não serão promovidas todas de uma só vez, mas gradativamente. O importante é Sorocaba estar incluída em todas essas frentes”, complementa o prefeito.

 

Quanto à realização do Fórum Nacional, será alusivo à Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, que ocorre de 21 a 26 de junho. A inciativa, cuja primeira edição ocorreu em junho do ano passado, em Brasília, e da qual o próprio Rodrigo Manga participou como convidado, é promovido pelo Ministério da Cidadania e reúne sociedade civil, autoridades e profissionais que atuam na área de políticas públicas sobre drogas no Brasil.

 

O objetivo, por meio dessa mobilização, é somar esforços para o enfrentamento e prevenção ao uso de drogas e na conscientização da sociedade quanto aos problemas decorrentes do uso de psicoativos. A proposta é buscar alternativas consistentes para o cuidado e a reinserção social das pessoas que enfrentam a dependência química.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo de São Paulo antecipa entrega de vacinas contra gripe para prevenir novo coronavírus

Dia D da ‘pólio’ e multivacinação acontece em 30 UBSs amanhã

Celulares voltam a adiantar uma hora automaticamente, mesmo sem horário de verão

Secretário da Cultura pede exoneração após ‘Casa de Papel’

"Voto impresso vai propiciar controle das milícias. Vai ser bom para Bolsonaro", diz Raul Marcelo 

Lula lidera pesquisa eleitoral para 2022 e marca 49% contra 23% de Bolsonaro