13 de Dezembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ministério prevê privatização dos Correios até o fim de 2021

Jovem Pan News
Postado em: 14/10/2020

Compartilhe esta notícia:

Jovem Pan News

O Ministério das Comunicações deu o primeiro passo para a privatização dos Correios ao entregar nesta quarta-feira, 14, o projeto de lei para a quebra do monopólio postal da agência ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O texto passará por análises da Subchefia de Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral (SAJ) da Presidência da República e da Casa Civil antes de ser encaminhado ao Congresso. A expectativa do ministro Fábio Faria é aprovar a privatização até o fim de 2021. “Este projeto trata mais sobre princípios do que regras, até porque o Congresso Nacional deve se debruçar debruçar sobre esses tema e é lá a arena onde serão debatidos todos os requisitos necessários, sobre a universalização das entregas dos Correios e em relação aos funcionários, tudo isso será tratado com bastante cuidado no Congresso e o Ministério das Comunicação vai fazer o acompanhamento junto com deputados e senadores”, afirmou o ministro após o encontro com Bolsonaro.

O projeto foi idealizado pelo Ministério da Economia antes de ser encaminhado à pasta das Comunicações. Além de instruir a quebra do monopólio da estatal, o projeto de lei determina a criação da Agência Nacional de Comunicações (Anacom), em substituição à atual Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que passará a regular também os serviços do Sistema Nacional de Serviços Postais. O governo também anunciou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contratou a consultoria Accenture para instruir no melhor modelo de privatização dos Correios. Segundo o ministro, o relatório da consultoria será entregue em até 120, e as análises também serão encaminhadas ao Congresso para auxiliar nos debates.

A desestatização dos Correios é uma antiga promessa do ministro da Economia, Paulo Guedes, mas encontra forte resistência das centrais sindicais que representam os servidores. À imprensa, o ministro Fábio Farias afirmou que os trabalhadores terão a oportunidade de discutir a privatização com os congressistas, “Tudo isso será debatido e ninguém vai fazer esse processo de maneira brusca, será feito no momento certo. O Congresso, com certeza, vai saber ser justo em relação esse tema. O processo de privatização vem para melhora a capacidade de entrega dos Correios”, disse.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Congresso pode votar proposta de Orçamento nesta terça, com salário mínimo de R$ 1.031

Adolescente é liberado aos responsáveis ao ser flagrado com drogas na Vila Sabiá

Defesa Civil intensifica trabalho após fortes chuvas em Votorantim

Pessoas com 45 anos ou mais tomam 1ª dose de vacina contra covid nesta quarta

Zona Azul amplia vagas nos entornos do Conjunto Hospitalar

Saúde, Segurança e Iluminação são as campeãs de reclamações em levantamento da Ouvidoria