25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Mesmo sem casos de coronavírus, STF autoriza "home office" até 2021

Reprodução
Postado em: 02/05/2020

Compartilhe esta notícia:

Jovem Pan

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, editou resolução autorizando o trabalho remoto de servidores da Corte até janeiro de 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus. A medida visa prevenir a contaminação de funcionários do tribunal — que até esta semana não registrou nenhum caso positivo. Mesmo sem casos de coronavírus, STF autoriza "home office" até 2021

“Fica estabelecido modelo diferenciado de gestão de atividades voltado para a entrega de resultados nos trabalhos realizados nos formatos presencial e à distância, a ser aplicado entre 1° de junho e 31 de janeiro de 2021”, determinou Toffoli.

A medida prevê que deverá ser mantido em trabalho remoto todo servidor cuja "natureza de suas atividades for compatível e houver condições de saúde física e psicológica para a continuidade". Os gabinetes dos ministros estão liberados para adotar outros modelos de gestão, se quiserem. A reestruturação da Corte ocorrerá durante o mês de maio e vai contar com reuniões virtuais semanais e definição de ambientes de comunicação para interação entre membros das equipes do Supremo.

Em março, o presidente do STF suspendeu o acesso ao plenário da Corte e as visitas públicas ao prédio como medida preventiva. As resoluções também colocavam em home office os servidores maiores de 60 anos e que vivem com doenças crônicas. Desde então, houve reforço na higienização das áreas do STF e limitação na circulação de pessoas dentro das sessões plenárias

Os julgamentos da Corte passaram a ser realizados por videoconferência, com alguns ministros votando de casa. Por ordens de Toffoli, o Supremo desenvolveu ferramentas que permitiram a sustentação oral de advogados à distância, que precedem os votos dos ministros. Nas últimas duas semanas, a Corte adotou este novo tipo de julgamento nas sessões plenárias.

Outros julgamentos foram movidos para o plenário virtual, plataforma virtual em que os ministros tem uma semana para votarem.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vacinação contra a gripe para adultos de 55 a 59 anos começa nesta segunda

Secretaria de Desenvolvimento Social de Piedade abre inscrições para curso de Cuidador Infantil

“Exploração de cães era grau máximo”, diz presidente de Comissão dos Animais

Prefeito Crespo assina contrato de R$ 260 milhões com banco internacional para obras viárias

1º Encontro Regional Ecossistema Brasil 5.0 em Ação acontece dia 3 de junho

Internacionalização do aeroporto, rodoanel, trem e VLT são debatidos no Fórum de Mobilidade em Sorocaba