19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Menos da metade das crianças foram vacinadas contra polio no Estado

Arquivo
Postado em: 12/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Isabela Palhares, da Folhapress

Menos da metade das crianças de 0 a 5 anos foram vacinadas no estado de São Paulo neste ano contra poliomielite. Dos 2,2 milhões dessa faixa etária, apenas 48% receberam a imunização em 2020.

A Secretaria de Saúde estuda prorrogar a campanha, que termina nesta sexta (13). A meta prevista é de alcançar 95% da população dessa idade.

Segundo Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde, a taxa de vacinação já havia tido redução nos últimos três anos, mas a cobertura deste ano é a pior já registrada.

"Não podemos conceber taxas como essas, 48% de vacinação para a poliomielite é uma ameaça às nossas crianças. Uma ameaça de morte e de paralisia infantil. Temos obrigação de atuarmos para mudar isso", disse Gorinchteyn.

Atualmente, a cobertura vacinal nacional contra a doença é de 86,16%. A revacinação ajuda a reduzir o risco de reintrodução do vírus no Brasil -a doença está erradicada do país há 30 anos.

A polio ou paralisia infantil é uma doença contagiosa, que pode infectar crianças e adultos. Ela não tem cura, mas pode ser prevenida com a vacina, que é gratuita no SUS.

A campanha de vacinação em São Paulo já foi prorrogada uma vez neste ano. A previsão inicial era de que terminasse em 29 de outubro, mas, na época, a taxa de cobertura estava em 39,6%.

Segundo o secretário, a campanha de multivacinação, que protege contra 20 doenças, também deve ser prorrogada já que atingiu apenas metade das crianças de até 14 anos.

A multivacinação visa imunizar crianças contra doenças como tuberculose, difteria, tétano, hepatite, sarampo, caxumba e rubéola, entre outras.

"Temos que aumentar a cobertura de vacinação e vamos fazer todo o esforço necessário para isso. Um país vacinado é um país desenvolvido, não podemos recuar", disse o secretário.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sistema Integrabike será fechado por uma semana pela Urbes para ajustes

Servidores da Saúde usam mesma máscara por 15 dias, diz presidente de sindicato

GCM detém ambulante por desacato e prefeita determina que Corregedoria investigue ação

‘CPI do Menor’ inicia elaboração de relatório para concluir trabalho

Traficante de drogas sintéticas que abastecia casas noturnas é preso

Cidade conclui processo de adesão do Programa Nacional da Escola Cívico-militar