24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Medo pode se tornar patológico, mas tem tratamento para controle

Foto: reprodução
Postado em: 20/07/2022

Compartilhe esta notícia:

Via Jornal da USP

 

Você já parou para pensar como os medos cercam nosso cotidiano? São vários e mudam de pessoa a pessoa. Às vezes a mesma pessoa tem vários e outras nem tanto. Essas fobias podem nos fortalecer ou nos paralisar. Existem casos em que o medo pode se tornar patológico. Quando esse estágio é atingido, o medo se manifesta de forma mais intensa do que o necessário e pode estar associado a coisas que não são um perigo real.

 

A professora e neuropsicóloga Cláudia Ballestero Gracindo, especialista em Análise do Comportamento e pesquisadora do Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, explica que esse medo surge de várias maneiras. Os transtornos de ansiedade estão sempre ligados a pelo menos três fatores: ao organismo de cada pessoa, experiências e modelos que foram vividos.

 

Cura ou controle

 

A amaxofobia, conhecido como medo de dirigir, é um deles. Cláudia alerta que os pacientes que chegam procurando ajuda normalmente têm outras comorbidades envolvidas nessa fobia de dirigir, além da ansiedade, que podem ser a timidez e a depressão. Ninguém vence o medo de uma hora para outra. E a forma mais fácil é criar metas para que, aos poucos, seja eliminado o que se teme. 

 

Especialistas não falam em cura da fobia, mas em remissão e controle do sintoma. Ter coragem é encarar, se preparar para combater algo, ainda que gradativamente. Respeite seus limites, fale sobre a insegurança e dê continuidade, de forma que se sinta confortável.

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vereador pedirá arquivamento sobre projeto que retomaria provas equestres

Gripe aviária leva Brasil a decretar emergência zoossanitária

PRF registra 973 acidentes em todo país em feriado prolongado

Operações do Pix à noite terão limite de R$ 1 mil a partir desta segunda-feira

Ponto de Leitura será realocado dentro do Terminal Santo Antonio

Criança de 5 anos morre após ser atropelada durante perseguição policial