18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Médico é preso por corrupção e posse de armas em etapa da Operação Hipócritas

Postado em: 29/08/2018

Compartilhe esta notícia:

Um médico do trabalho foi preso, em Sorocaba, suspeito de corrupção na emissão de laudos médicos. A prisão do especialista faz parte da terceira etapa da Operação Hipócritas, deflagrada na manhã desta quarta-feira (29), em ação conjunta do Ministério Público e da Polícia Federal (PF).

Esta etapa da investigação tem como principais alvos dois médicos do trabalho que alternavam as funções de perito e de assistente técnico em perícias trabalhistas. A participação no esquema de corrupção foi descoberta pela análise de provas colhidas nas fases anteriores da operação.

Um deles é acusado de ter pago propina a um perito judicial e o outro é suspeito de ter recebido propina, na função de perito judicial, de um assistente técnico de empresas. Em todos estes casos, o objetivo era garantir a emissão de laudos periciais favoráveis aos interesses de empresas em processos trabalhistas.

Um dos dois médicos teve a prisão preventiva decretada pela 9ª Vara Federal de Campinas. Apesar de também ser integrante do esquema de corrupção, ele seguia atuando como perito judicial normalmente, inclusive sendo encarregado de substituir peritos afastados pela Justiça Federal por envolvimento nas fases anteriores da operação.

O médico, em vez de se afastar de suas atividades de perito judicial, em virtude da investigação, estava, indiretamente, se beneficiando da operação, que “eliminou” alguns de seus “concorrentes” (profissionais de saúde que enganavam a Justiça).

Os investigados responderão, de acordo com as suas participações, pelos crimes de corrupção ativa e passiva, cujas penas máximas são de 12 anos de prisão e multa para cada caso em que for comprovado o pagamento/recebimento de propina.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2ª etapa de inscrições para o 5º Mutirão de Empregos Sorocaba edição especial “Meu primeiro Emprego” abre nesta quinta

Zona Azul de Votorantim volta a funcionar nesta segunda

Toffoli fica internado com sintomas de coronavírus após cirurgia

Campanha do Agasalho arrecada 1.500 peças em 15 dias

Sem citar Doria, Pazuello diz que cabe ao ministério planejar vacinação contra Covid no país

PGR vai ao STF contra lei de Porto Alegre que celebra atos golpistas