19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Máscaras de tecido confeccionadas na Uniten serão doadas às famílias carentes

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 30/04/2020

Compartilhe esta notícia:

Atitudes de solidariedade e amor ao próximo têm feito diferença na vida de muitas pessoas durante o enfrentamento do coronavírus (Covid-19). Exemplo é a oficina de máscaras de tecido que teve início nesta semana na Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), onde um grupo de mulheres que integram a Cooperativa de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região (Coopereso) se dedicam a aprender a confecção desses equipamentos de proteção, para que depois sejam doados às famílias de carentes da cidade, atendidas pelo programa Bolsa Família e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

 

A iniciativa faz parte das ações de enfrentamento à Covid-19 promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), com o intuito de estimular o uso de máscaras caseiras pela população, seguindo recomendações do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. A prefeita Jaqueline Coutinho visitou a Uniten para conhecer os trabalhos, acompanhada pelo secretário da Sedettur, Fernando Oliveira.

 


A confecção das máscaras é realizada por um grupo de 12 mulheres da Coopereso e que, por conta da quarentena determinada pelo Governo do Estado, estão impedidas de exercer a atividade na coleta de materiais recicláveis e que garante sustento às suas famílias. “Diante disso, convidamos elas a serem voluntárias nesse projeto. Pois, além de aprenderem mais uma atividade ou se aperfeiçoarem com as aulas de corte e costura, ajudam num gesto de solidariedade e de saúde pública, com a confecção e doação das máscaras”, disse Fernando Oliveira.

 


A oficina funciona numa das salas da Uniten adaptada para que as aulas fossem ministradas. No total, são 12 máquinas doadas pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba. Já os tecidos usados para a confecção das máscaras, segundo o secretário, são doados por empresas e também pela população. “A partir de prontas, as máscaras serão embaladas para posterior doação às famílias mais carentes de nossa cidade, atendidas por programas sociais. Essa logística para distribuição deverá ser definida nos próximos dias”, explicou.

 


“Essa iniciativa da Uniten é louvável, pois desenvolve um trabalho importante de solidariedade e amor ao próximo. As máscaras são fundamentais na prevenção à Covid-19 e seu uso está nas recomendações feitas pela Prefeitura, assim como de todos os órgãos de saúde”, destacou a prefeita Jaqueline Coutinho.

 


Tainá Evelin, de 22 anos, é uma das voluntárias da Coopereso que participa da oficina e destaca a importância do projeto. “É muito gratificante participar de iniciativas como esta promovida pela Uniten, pois nós estávamos paradas com nossas atividades. Agora, além de aprendermos as técnicas de corte e costura, a partir da confecção de máscaras, podemos ajudar aquelas pessoas que mais precisam nesse momento tão preocupante diante do coronavírus”, disse.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alesp aprova projeto de Danilo Balas que garante maior acesso a medicamentos de alto custo

Total de recuperados da Covid-19 sobe para 19.511 em Sorocaba

Estudo europeu confirma importância da atividade física na prevenção do câncer de mama

Homem é preso após agredir a namorada, a amiga dela e destruir carro

Bandidos rendem grávida para cometer roubo a residência, mas PM impede

Criminosos fogem após explodir cofre de agência bancária em Tietê