25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Marco Feliciano é expulso do Podemos devido a apoio a Bolsonaro em 2018

Foto: Agência Brasil
Postado em: 10/12/2019

Compartilhe esta notícia:

 


FOLHAPRESS

O Podemos decidiu, na noite desta segunda-feira (9), expulsar o deputado federal Marco Feliciano (SP) por infidelidade partidária e por infração ética e moral. 


A punição ao congressista foi sacramentada pela direção do partido em São Paulo por unanimidade. 


De acordo com a decisão, o deputado violou as regras de fidelidade por ter feito campanha para Jair Bolsonaro nas eleições de 2018, ignorando o candidato do partido, senador Alvaro Dias (PR).

 
De acordo com o regimento interno, Feliciano tem três dias para recorrer à executiva nacional do Podemos. 


Em comunicado ao deputado federal, o presidente do partido em São Paulo, vereador Mario Covas Neto, afirmou que, além de questões jurídicas, ele "transgrediu" sob o aspecto "da conduta ética e moral", "tornando-o não identificado com o espírito partidário inerente e necessário". 


"Penalizar alguém não é algo que eu goste. Lamento muito, mas temos de dar uma resposta ao nosso filiado. Conduzimos um processo democrático, com amplo direito de defesa", afirmou Covas Neto à reportagem.


De acordo com o dirigente, o partido em São Paulo recebeu uma representação contra Feliciano no fim de setembro e, mesmo informado sobre a abertura do processo interno, o deputado não se manifestou. 


A expulsão do deputado também se baseou no fato de ele ter solicitado em abril um reembolso de R$ 157 mil à Câmara para cobrir gastos referentes a um tratamento odontológico. 


Segundo as informações publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, a justificativa do parlamentar para o pedido, aprovado pela Casa, foi a necessidade de corrigir um problema na articulação da mandíbula e de fixar coroas e implantes. 


Em nota, o Podemos afirmou que o diretório estadual não tem competência para decidir sobre a expulsão do deputado e que o resultado final do processo disciplinar será decidido pela executiva nacional.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PM afasta policiais envolvidos em morte de locutor e diz lamentar episódio

Após incentivar ato anti-Congresso, Bolsonaro diz que reação é tentativa de tumultuar República

Jaqueline Coutinho reassume o Palácio dos Tropeiros após afastamento de dez dias

PAT abre inscrições para turmas do “Time do Emprego” nesta segunda-feira

Pela quarta vez, cabos de iluminação pública são furtados na avenida Itavuvu

Cientistas desenvolvem métodos rápidos para monitorar a qualidade do álcool em gel