Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Manga solicita estudos para avaliar possível privatização do tratamento de esgoto; assista

Foto: reprodução
Postado em: 04/06/2021

Compartilhe esta notícia:

O prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga afirmou que fará um estudo para avaliar a possibilidade de encaminhar para a iniciativa privada o tratamento de esgoto na cidade. 


Manga é entrevistado todas as sextas-feiras no Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba. 

"O esgoto causa um problema maior, um gasto, pensando no futuro, seria uma alternativa. Atenderia o marco regulatório", disse.


As principais mudanças da lei do marco são a implantação da competição licitatória (fim do monopólio estatal), contratos com indicadores de qualidade e metas, padronização de norma pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento) e formação de blocos. 

 

Ao afirmar isso, o chefe do Executivo já se antecipa e alega que "a intenção não é vender o Saae".  "O Saae é nosso, a água é nossa". 

Sobre a questão de construir uma usina para tratamento de lixo no município, Manga disse que já analisou as iniciativas feitas em países como Itália e China: "não cuidam da coleta, mas vendem energia com iniciativa privada. Parte do material é usado para a indústria de cimento, outra parte para a construção de estradas e uma terceira para a energia". 

"Não teria custo para a cidade e resolveria questão ambiental. Melhor modelo que encontramos para avançar nesse sentido", defendeu. 

Ao abordar o assunto, ele afirma que esse "projeto toma um prazo mais longo, talvez ultrapasse os 4 anos. "Seria um projeto para ficar para a cidade". 

 

Assista

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lançamento do “Sorocaba Iluminada – Natal 2021” nas é repleto de atrações para toda a família

Câmara dos Deputados analisa prisão de Daniel Silveira nesta sexta

Motociclista morre ao colidir contra defensiva metálica em rodovia

Denatran aceita registro de motorista diferente do dono do carro

Sorocaba registra mais 5 mortes por Covid-19; 22 pessoas seguem internadas em UTIs

Shopping em Botucatu permitirá entrada de carros nos corredores para ‘drive-thru’; Estado diz que é ilegal