29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Manga sobre Itupararanga: "Até quem criticou, concordou que acertamos em alertar a população"

Foto: reprodução
Postado em: 27/01/2023

Compartilhe esta notícia:

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), rebateu as críticas que recebeu ao ao alertar a população a respeito da situação da represa de Itupararanga após as fortes chuvas ocorridas no mês de janeiro em Sorocaba, o qual encheram o nível da represa. 

Manga concede entrevista todas as sextas-feiras no Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba. 


Nos últimos dias a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), responsável por acompanhar a situação da represa, tem emitido sinal de estado de alerta do local. "Observem que, sem chuva ontem, o rio estava super cheio. Por menor que venham as chuvas, vamos ter problemas na cidade", disse Manga.


"Até alguns que criticaram, concordaram que nossa intenção estava certa de alertar a população. Em nenhum momento inventamos essa história, e ela foi confirmada pela própria CBA, por quatro dias seguidos, o alerta à população", declarou o prefeito. 

 


As barragens de Votorantim entraram em estado de atenção na segunda-feira (23).


Segundo nota emitida pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), a barragem localizada no montante das Centrais Geradoras Hidrelétricas Votorantim atingiu a cota de 823 metros. A vazão da afluente da CGH Votorantim superou 30m³ por segundo.

 
O comunicado foi enviado à Defesa Civil Municipal de Votorantim, Defesa Regional de Sorocaba, Defesa Civil Estadual de São Paulo, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP).

 
Apesar das barragens não apresentarem riscos estruturais, o controle interno se faz necessário por conta do vertimento e a CBA afirmou que manterá atualização da situação em caso de mudança do Nível de Segurança, caso ela se resolva ou evolua de nível.


O anúncio já tinha sido feito anteriormente à população em live realizada pelo prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, em coletiva de imprensa na noite de terça-feira (17), no Paço Municipal. O prefeito informou que a represa teria atingido 60% de sua capacidade total de armazenamento e se o seu nível subisse mais 1,2 metro, atingiria a cota de vertimento pelos extravasadores.

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tratamentos para depressão e ansiedade serão discutidos em live da UNIP no dia 3

Bolsonaro diz que, se fosse Temer, vetaria reajuste para magistrados

1ª Oficina de Turismo Rural de Sorocaba reúne empreendedores do setor na Uniten

Brasil tem média móvel de 186 mil contaminados, a maior desde o início da pandemia

Câmara de Sorocaba suspende sessões presenciais e bloqueia entrada do público

Bolsonaro volta ao Planalto após 20 dias de ausência do local de trabalho presidencial