05 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Manga: entidade que gerencia duas UPHs seria presidida por uma ‘cabeleireira’

Postado em: 28/03/2019

Compartilhe esta notícia:

Atualizada às 16h35

O vereador Rodrigo Manga (DEM) protocolou na Câmara Municipal de Sorocaba, nesta quinta-feira (28), requerimento cobrando explicações da Prefeitura quanto à contratação do Instituto Diretrizes, para o gerenciamento compartilhado das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Norte e Oeste. Detalhe: a entidade seria presidida por uma ‘cabeleireira’.

O Instituto Diretrizes é a associação privada (Organização Social) e sua contratação se deu por meio de licitação (CPLs 003715/2018 e 003718/2018). Os contratos preveem um custo total de R$ 52.683.210,00, sendo que a Prefeitura já desembolsou R$ 7.902.481,50, ou seja, 15% do total previsto.

Ao avaliar o CNPJ da entidade, de número 10.946.361/0001-89, no sítio eletrônico da Receita Federal, segundo Manga, notou-se que no quadro de sócios e administradores a senhora Sueli Aparecida Romani Moraes figura como presidente do Instituto Diretrizes.
Em pesquisa na Junta Comercial do Estado de São Paulo, Sueli é titular de uma microempresa individual (MEI) denominada “Sueli Aparecida Romani Moraes 25575749886”, cujo CNPJ é 20.527.854/0001-38 com sede na cidade de Santo André, com situação cadastral ativa, no ramo de atividade “Cabeleireiros, manicure e pedicure” (Cnae 96.02-5.01).

“Nada contra essa categoria, mas é preciso saber do poder púbico se essa pessoa tem capacidade técnica para assumir essa função, ainda mais porque se trata de uma organização social que está realizando um importante serviço de saúde de Sorocaba”, justifica Manga.

Pelo requerimento, o vereador cobra informações sobre o processo licitatório de contratação do Instituto Diretrizes, além de avaliação da qualificação técnica e composição administrativa dessa entidade. “A gestão do atendimento em saúde deve ser realizada de forma eficiente e profissional, a fim de garantir à nossa população qualidade e resolutividade”, acrescenta Manga.

Posicionamento da Prefeitura ao Ipa Online

Por meio de nota, A Prefeitura de Sorocaba “esclarece que a Sra. Sueli Aparecida Romani Moraes não é gestora das UPHs Norte e Oeste. Ela é a presidente do Instituto Diretrizes. Foi eleita por unanimidade e sempre foi instrumentadora cirúrgica. O fato de exercer a presidência do Instituto não impede a ela de possuir empresa em outro ramo de atividade. Sueli é proprietária de um salão de cabeleireiros, gerenciado por sua filha, que é cabeleireira”.

Ainda segundo a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), “de acordo com o Estatuto Social do Instituto Diretrizes, a presidente não é a gestora do Instituto e tampouco sua representante legal. Pelo estatuto, a gestora e representante legal é a Diretora Administrativa, Dra. Katia Pazinato, que recentemente foi eleita para o cargo e é advogada”.

Questionamentos de Manga à Prefeitura

Manga quer saber da Prefeitura:

A Administração Pública Municipal fez a avaliação total da entidade concorrente e ao final contratada para prestação dos referidos serviços? Qual a expertise de tal entidade na atuação?

A Administração Pública Municipal fez a avaliação da pessoa da presidente de tal entidade (na qualidade de responsável legal pela mesma)? Se sim, qual a expertise de tal pessoa? O fato de ser titular de uma MEI fundada em 2014 no ramo de atividade ‘cabeleireiros, manicure e pedicure’ não causou qualquer estranheza da Administração Municipal?

A Administração Pública Municipal fez avaliação da documentação de tal entidade, incluindo seus balanços patrimoniais dos últimos exercícios, contratos firmados com outras administrações públicas, ata de sua constituição de posteriores alterações? Se sim, solicito cópias. Se não, justifique.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Voo de repatriação de brasileiros em Gaza aguarda autorização

GCM de Sorocaba detém homem em flagrante por furto na região central e recupera objetos

Alunos da rede estadual devem fazer avaliação presencial no dia 3

Senado aprova que 5 universidades federais contratem durante pandemia

Museu dos Esportes reabre a partir da próxima segunda-feira

Bolsonaro se diz surpreso com “carta agressiva” de Barra Torres