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Mais duas estações do sistema de transporte BRT da avenida Itavuvu recebem estrutura metálica

Foto: Thais Marcolino
Postado em: 25/11/2019

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Duas estações do corredor Norte do Sistema BRT Sorocaba já estão com suas estruturas metálicas em fase final de instalação. Quem passa pela Avenida Itavuvu pode perceber que as estações Vila Carol e Jardim Paraná tomam forma e já recebem a cobertura. Já a estação Jardim Los Angeles está com a base de concreto finalizada. Já a três primeiras estações desse corredor estão praticamente finalizadas. O Sistema BRT Sorocaba é uma nova forma de transporte coletivo que chegará à cidade em 2020, trazendo mais agilidade, conforto e eficiência para quem utiliza os ônibus em seus deslocamentos. Trata-se de um projeto encabeçado pela Prefeitura de Sorocaba por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade. As obras e operação do BRT são de responsabilidade do Consórcio BRT Sorocaba.

 

As estações BRT são feitas em estrutura metálica, com paredes de brise para proporcionar melhor circulação do ar e telhas termo acústicas. Elas foram planejadas para agilizar o embarque e desembarque dos usuários do transporte coletivo, e para promover a conexão entre os modais ônibus e bicicletas. Os pedestres contarão com faixas de travessia e rampas de acesso para facilitar seus deslocamentos no entorno da estação.

 

Ao todo, serão 28 estações BRT ao longo dos corredores e quatro estações de integração. Na Itavuvu serão doze estações, sendo duas delas de integração das linhas.

 

A Avenida Ipanema ganhará dez estações, sendo uma delas de integração e no Eixo Oeste, mais dez estações, sendo uma de integração.  Estações de integração são pensadas para reduzir o tempo de permanência dos passageiros à espera dos ônibus.

 

As estações do BRT possuirão wi-fi e são construídas pensando na acessibilidade das pessoas, já que estão niveladas à altura de embarque aos ônibus do sistema. Também terão também câmeras de segurança sem pontos cegos dentro da estação, proporcionando 100% da área monitorada. Para entrar e sair das estações, os usuários utilizarão rampas com corrimão e contarão com sistema de catracas automatizado.

 

Suas portas de acesso ao transporte coletivo são automáticas, com abertura e fechamento quando acontece a parada dos ônibus, infraestrutura de apoio aos prestadores de serviço, sala técnica, iluminação, mobiliário, painéis de comunicação com os usuários e máquinas automáticas para venda de bilhetes.

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